Em Pugmil: Candidato Nazaré tentou barrar pesquisa Correio do Povo

0
1284
CIDADE DE PUGMIL

Através de uma ação impetrada junto à Justiça Eleitoral da 7ª Zona, com sede em Paraíso do Tocantins, o candidato a prefeito de Pugmil, Nazaré Amâncio, da coligação “seriedade e trabalho” tentou impedir a publicação de uma pesquisa eleitoral que foi realizada pelo Correio do Povo, naquela cidade, na última segunda-feira, 27.

Através de seu advogado, com OAB de Brasília, Nazaré fez duas alegações. Em uma delas ele reclamou que os dados do município ainda não haviam sido anexado ao registro da pesquisa no TRE. No entanto, a defesa esqueceu de a Lei determina que o anexo desses dados  seja feito a partir do último dia autorizado para a publicação da pesquisa, 5ª dia após o registro, ou até o dia seguinte.

Outra reclamação estranha, foi o fato de ele alegar que o nome do candidato, Valmor Hagestedt, do PSB, apareceu em primeiro nas questões do formulário da pesquisa. Não sabia o recorrente, que a lei  não exige tal exigência e que isso é uma determinação da empresa responsável pela pesquisa.

Diante de alegações sem procedências, a juíza eleitoral substituta, Dra. Renata do Nascimento Silva, indeferiu o pedido do candidato Nazaré.

A direção do Correio do Povo/Portal Benício, entende que, conhecer os resultados dos levantamentos feitos na cidade, é um direito do eleitor de Pugmil, inclusive pelo fato de ter sido ele quem respondeu ao questionário.

A Pesquisa Correio do Povo é considerada a mais confiável no Tocantins desde 2010, tanto em eleições municipais quanto eleições gerais, Presidente, Governo etc. No entanto, ela não determina resultados de votação, apenas cumpre um direito de mostrar o que ocorre no dia em que o levantamento é realizado.

Tentar embargar a publicação de uma Pesquisa Eleitoral que não apresenta desacordo com o que determina a Legislação é, no mínimo, uma tentativa de cercear o direito do cidadão.

A eleição em Pugmil acontece neste domingo, 2 de fevereiro de 2020. Que a população desta cidade, que desde 1994, quando foi emancipada sofre com problemas de corrupção, saiba escolhe o candidato que ela entender ser o melhor para a municipalidade.

Pesquisa – Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui