“Só temos que agradecer e acreditar no Estado do Tocantins” diz Governador Carlesse durante evento da empresa Frísia em Paraíso

0
1222

Da Redação/com Assessoria de Imprensa

O governador, Mauro Carlesse participou na manhã desta sexta-feira, 14, do 1º Show Tecnológico do Cerrado, promovido pela empresa Frísia Cooperativa Agroindustrial, localizada às margens de TO-080, no município de Paraíso, há 63 KM de Palmas.

Na oportunidade, o Governador, acompanhado de diretores da Frísia e secretários estaduais, entre eles Cesar Halum, da Agricultura, percorreu todo o percurso do local onde o evento, está sendo realizado.

“A gente só tem que agradecer e acreditar no Estado do Tocantins. Não só eles (Frísia), mas também outros empresários também estão vindo para o nosso Estado para fazer seus investimentos, acreditando no Governo acreditando no povo tocantinense que é um povo bom. Estou muito feliz porque o projeto deles e bom e vai ajudar os produtores menores porque a Frísia tem mais de 90 anos de experiência. Só tenho a dizer que estamos sempre à disposição  para ajudar os empresários que vem para ajudar com alto conhecimento, com qualidade e que venha nos ajudar e ajudar o povo tocantinense” disse Carlesse.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

Para o Governador, o evento da Frísia representa um complexo de desenvolvimento, de produção, tecnologia e de administração e que isso é motivo de satisfação no agronegócio e de crescimento da economia do Tocantins.

“No agronegócio o Estado do Tocantins tem crescido mais do que muitos estados brasileiros  no que diz respeito à produção e à tecnologia. O estado está procurando industrializar esses produtos para poder fomentar outros  segmentos da economia, como a engorda de porcos e projetos de confinamentos. O Estado está recebendo as indústrias para que possamos fazer o casamento da produção com a industrialização, para que possamos ter um valor agregado melhor e com isso gerar os empregos tão necessários no Estado” ressalta o Governador.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

O secretário da agricultura, Cesar Helum, lembrou que, devido à tecnologia no agronegócio tocantinense, em algumas áreas já estão sendo produzidas 80 sacas por hectare.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

“É um evento tecnológico e necessário para o Estado, onde temos a difusão de tecnologias que foram desenvolvidas pela Fundação ABC, contratada pela Frísia, e repassadas aos nossos produtores. Isso tem elevado o nível de tecnificação da agricultura do Estado e que tem permitido o nosso aumento de produtividade. Em determinadas áreas já estamos colhendo 80 sacas por hectare e isso é em função da pesquisa e do investimento que nascem em eventos como esses. Portanto, estamos muito alegres e esperamos que as empresas que vêm investir no Estado façam isso também, não deixando as pesquisas somente por conta da Embrapa ou da UnitinsAgro. A Frísia demonstra ser uma grande parceira” disse Cesar Halum.

De Paraíso, o vice-prefeito, Celso Moraes, representou o prefeito Avelino. O vice também participou da abertura do 1º Show Tecnológico Cerradon pela manhã, antes da chegada do governador, que foi por volta das 11:30.

SOBRE O EVENTO

A imagem pode conter: 7 pessoas, atividades ao ar livre

Um dos principais objetivos da Frísia quando se instalou em Paraíso do Tocantins (63 km de distância de Palmas) em 2016 era levar a experiência da mais antiga cooperativa paranaense, gerando informações para os produtores locais. Nesse período, a cooperativa inaugurou um moderno entreposto de grãos, realizou dias de campo junto à Fundação ABC e conquistou novos cooperados. Hoje, dia 14 de fevereiro, o ponto alto desse trabalho é o 1º Show Tecnológico Cerrado.

A imagem pode conter: 1 pessoa, céu, atividades ao ar livre e texto

O gerente de Negócios Agrícolas da Frísia, Marcelo Cortês Cavazotti, afirma que os 95 anos de história da cooperativa estão se estendendo para o Tocantins e que o evento irá “entregar” informação técnica de qualidade para os cooperados e demais produtores da região. “É uma oportunidade ímpar para eles conseguirem ver anos de pesquisa”. Cavazotti lembra que os produtores daquela região têm mais de 50 variedades de soja para ver a nível de campo, assim o Show Tecnológico será uma forma deles terem mais conhecimento sobre, por exemplo, a variedade ideal, a melhor época para plantio, entre outras questões.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes, céu, atividades ao ar livre e natureza

Outro objetivo é mostrar o quão a Frísia pode agregar no negócio deles. “O cliente cooperado e o fornecedor da cooperativa sentam no mesmo lado da mesa, juntos nós brigamos pelo mesmo bem comum. O agricultor tem a segurança que a soja está lá para ser vendida no momento que achar melhor”, explica.

No evento, estarão presentes o diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus; o diretor vice-presidente, Gaspar de Geus; diretores agrícolas; e coordenadores.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e criança


Campo Experimental

Luís Henrique Penckowski, gerente técnico de Pesquisa da Fundação ABC, destaca que no período da manhã, o Show Tecnológico terá atividades de campo, com as quatro estações da Fundação ABC. Já no período da tarde, será a inauguração oficial do Campo Experimental com o descerramento da placa e palestra principal com a jornalista Kellen Severo.

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Celso Morais, pessoas sorrindo, pessoas em pé, nuvem, céu, sapatos e atividades ao ar livre

Na última safra, 19/20, vendo que há possibilidade de crescimento da produção, a Frísia investiu na construção de um campo experimental junto com a Fundação ABC, que fica anexo ao entreposto na cooperativa em Paraíso do Tocantins. “Com a estrutura do campo experimental, surge a oportunidade de mostrar nosso trabalho na região, resultado de um trabalho de 35 anos que a Fundação realiza nos Campos Gerais”, destaca o gerente técnico.

A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, chapéu e atividades ao ar livre


Fotos: Portal Benício

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui