Hospital Regional de Paraíso implanta sistema para melhor fluxo de leitos

0
686

Melhorar o fluxo dos pacientes, otimizar os recursos financeiro e humano, reduzir os índices de infecção hospitalar e rotacionar os leitos. Estes são alguns dos benefícios do gerenciamento de leitos em fase de efetivação no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins Doutor Alfredo de Oliveira Barros (HRPT). A nova forma de gestão foi apresentada para a equipe multiprofissional durante esta semana.

“Nossa unidade não difere das demais do país, enfrentando os desafios da superlotação nas unidades de internação e emergência. Isso aumenta a tensão na equipe assistencial o que acaba por prejudicar o atendimento à população. Diante disso, buscamos estratégias que promovam a diferenciação na qualidade do serviço prestado e o gerenciamento de leitos e fluxos de pacientes torna-se um elemento central da gestão hospitalar”, afirma a diretora-geral da unidade, Leiliane Alves.

Para melhorar a qualidade do atendimento e dos processos, a gestão adotou um sistema que facilitará o acompanhamento da evolução da demanda, alocação do paciente observando ao mesmo tempo, a disponibilidade dos leitos e a avaliação de risco feita para cada um deles. O sistema possibilita ainda a realocação de pacientes por especialidade, gravidade, complexidade do quadro clínico e ver tempo de permanência na unidade. “Com isso, esperamos evitar internações mais longas que o necessário, corrigindo falhas e liberando os leitos para outros pacientes, assim otimizando o fluxo e garantindo a segurança do paciente”, destaca Leiliane.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui