Governador Mauro Carlesse inaugura Câmpus da Unitins, em Paraíso, no próximo dia 3

0
751

O Governo do Estado, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), inaugura no próximo dia 3 de março, às 19 horas, o novo câmpus universitário em Paraíso do Tocantins. A solenidade contará com a presença do governador do Estado, Mauro Carlesse; do deputado federal Osires Damaso, autor da emenda que destinou recursos que permitiram a criação do câmpus, deputados estaduais e autoridades da região do Vale do Araguaia.

A implantação do Câmpus de Paraíso do Tocantins foi autorizada pelo Conselho Universitário (Consuni) e pelo governador Mauro Carlesse. Além das salas de aula e da parte administrativa, a unidade conta com quadra poliesportiva, laboratório de informática e biblioteca, os dois últimos em fase de estruturação.

Em junho de 2018, foi instituída uma comissão responsável por avaliar a viabilidade de implantação do câmpus e levantar informações sociais e estruturais para a unidade, considerando quais cursos atenderiam melhor a região do Vale do Araguaia nesse primeiro momento.

O câmpus está instalado na antiga Escola Trajano Coelho Neto e está em funcionamento desde o começo de fevereiro, quando se iniciaram as aulas para os 120 aprovados no vestibular da Unitins, realizado em janeiro. Os acadêmicos cursam Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio. Todos os cursos de graduação ofertados pela Unitins são gratuitos e presenciais.

Com a inauguração do seu quinto câmpus, a Unitins volta a estar presente na região Vale do Araguaia, que abrange Paraíso do Tocantins e municípios vizinhos. Antes de ter parte de seu patrimônio transferido à Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Unitins possuía câmpus na cidade de Paraíso.

O reitor Augusto Rezende explica que a retomada do câmpus ocorreu de forma bastante planejada pela gestão da universidade e também pelo Governo do Estado. “Veio dentro de uma política de expansão da Unitins e no plano de governo do governador Mauro Carlesse. A gente conseguiu fazer a estruturação mínima do câmpus, dentro do planejamento de orçamento, contando com as emendas, principalmente, do deputado Osires Damaso. Fizemos o vestibular, foi um sucesso, bastante concorrido, e hoje já temos os 120 acadêmicos devidamente matriculados e frequentando a sala de aula”, acrescentou.

Para o reitor, essa expansão da Unitins vem para somar e proporcionar acesso ao ensino superior às pessoas da região, que até então sofria com a deficiência de instituições públicas de ensino superior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui