Câmeras de vídeo são instaladas em Paraíso para contagem volumétrica de veículos

0
780

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com o Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (IAC – UFT), está realizando mais uma etapa para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana de Paraíso (PlanMob). Trata-se da contagem volumétrica de veículos.

Para a realização deste trabalho, foram colocadas nesta primeira fase, câmeras de monitoramento em 5 pontos estratégicos da cidade, sendo estes: 1 – Rotatória dos setores Milena e Jardim Paulista na Av. Bernardo Sayão; 2 – Rua Bernardino Maciel, esquina Transbrasiliana; 3 – Rua 7 de Setembro, esquina com Transbrasiliana; 4 – Encontro das Avenidas Bernardo Sayão e Transbrasiliana; 5 – Início da Rua 23 de outubro, na entrada do Setor Pouso Alegre.

As câmeras, que começaram a operar na última terça-feira, dia 10, estão coletando imagens das 5h às 20h. Através de um software desenvolvido pelo IAC, estão sendo contados a quantidade de veículos que trafegam nos locais e as conversões de acesso realizadas pelos mesmos. Na próxima semana, outros pontos serão escolhidos para esta ação.

Segundo informações do Coordenador Geral do PlanMob, Humberto Xavier, posteriormente serão coletadas imagens em outros pontos da cidade. “Na próxima semana, outros pontos receberão as câmeras. Estas câmeras estão sendo utilizadas apenas para a coleta de dados que utilizaremos no PlanMob, sendo que as imagens não serão utilizadas para identificar violações de trânsito ou para outra finalidade”, explica o coordenador.

O Plano de Mobilidade Urbana está sendo desenvolvido em Paraíso com a participação da comunidade. Para isso, estão sendo realizadas oficinas de leituras comunitárias nas diferentes regiões da cidade. A próxima oficina acontecerá na terça-feira, dia 17, na Escola Idalina de Paula, com início às 19h. Já na outra terça-feira, dia 24, a oficina acontecerá no Auditório da Prefeitura, no mesmo horário.

Todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem ter seu Plano de Mobilidade Urbana aprovado e compatível com seu Plano Diretor.

Texto: Fernando Rios / Fotos: Rogério Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui