Em Paraíso: Saúde monitora paciente que esteve em São Paulo com suspeita de coronavírus. Caso foi descartado

0
1518
PARAÍSO DO TOCANTINS VISTA DO ALTO DA SERRA DO ESTRONDO

Da Redação

Um caso suspeito de paciente com o coronavírus foi monitorado nesta quarta-feira, por autoridades de saúde do Estado, na cidade de Paraíso do Tocantins. Um paciente, de 48 anos, que está internado em quarto isolado no Hospital Modelo, apresentou sitomas semelhantes aos que definem o coronavírus (covid-19).

A reportagem do Portal Benício acompanhou de perto o monitoramento e descobriu que o paciente, que é uma autoridade de 48 anos e muito conhecida no município, viajou para São Paulo, passando por Goiânia. O desembarque foi no aeroporto de Guarulhos SP, seguindo direto para a cidade de Santos, onde ele ficou hospedado em um hotel por alguns dias.

O paciente disse aos médicos que quando saiu de Paraíso estava com um pouco de tosse, e que em São Paulo teria pego chuva. Na viagem de ônibus de Gualhuros para Santos teria ficado perto de pessoas que também tossiam. Já em São Paulo, ele começou a sentir febre, renite e faltar de ar.

Ao retornar a Paraíso, ele procurou atendimento no Hospital Modelo. O médico, Dr. Avilmar Cordeiro, foi quem fez o atendimento e disse à nossa reportagem que o o paciente continuava com um pouco de febre, renite, infecção de garganta e dor no corpo, e que decidiu interná-lo, devido à suspeita de ser uma virose, que é caso frequente no município.

Devido ao fato de o paciente ter viajado a São Paulo, Estado brasileiro com maior índice de casos de coronavírus confirmados, 30 casos até esta manhã, o médico decidiu por realizar os exames do covid-19 apenas por questão de prevenção. Autoridades de saúde do Estado foram acionadas e estiveram em Paraíso nesta quarta, 11, colhendo material para exames.

Nossa reportagem entrou em contado com a Secretaria de Saúde do Estado, através da Assessoria de Comunicação, e foi informada que o caso não será tratado como suspeito, já que o paciente não teria apresentado os sintomas exigidos e que levassem à uma possivel  suspeita do coronavírus.

No Hospital Modelo, o paciente já apresentou melhoras significativas, inclusive não tendo mais sitomas de febre. Apesar disso, o médico responsável pelo atendimento informou que, por uma questão de normas internas, ele permanecerá em quarto isolado até a chegada dos resultados dos exames e o paciente estar apto a retornar para casa. O Hospital Modelo tem toda estrutura para atender esse tipo de caso.

NO TOCANTINS

Até esta quinta-feira, 12 de março, o Estado do Tocantins ainda não apresentou nenhum caso oficial de pessoas com o coronavírus. A Secretaria de Saúde vem monitorando as suspeitas sendo que, até este momento, todas foram descartadas.

BRASIL JÁ TEM 52 CASOS CONFIRMADOS (Agência Brasil)

O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil chegou a 52. O novo número foi divulgado pelo Ministério da Saúde no fim da tarde de ontem (11), na segunda atualização publicada no dia. O novo balanço marca um pulo de 15 casos em relação ao divulgado mais cedo, quando o sistema da pasta havia contabilizado 37 casos.

A maioria das novas pessoas infectadas veio de São Paulo, que saiu de 19 no balanço mais cedo para 30. O Rio de Janeiro foi de 10 para 13 casos confirmados. Brasília subiu de uma para duas pessoas nessa situação. Além desses estados, já tiveram casos identificados a Bahia e o Rio Grande do Sul (2), além de Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo (1).

Entre as duas atualizações, os casos suspeitos saíram de 876 para 907. Já os casos descartados também aumentara, de 880 para 935.

No panorama global, o número de casos continua subindo. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, que monitora o novo coronavírus em parceria com institutos e ministérios de saúde de diversos países, 121.564 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19. O número de mortes, no momento da reportagem, é de 4.373. O número de pessoas que não apresentam mais sintomas após terem sido diagnosticadas – portanto, consideradas curadas – está em 66.239.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui