Confira todas as medidas de prevenção ao novo Coronavírus já adotadas pelo Governo do Tocantins

0
684

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, tem colocado em prática várias medidas que buscam a prevenção do vírus Covid-19 (novo Coronavírus). O objetivo maior das ações é evitar a propagação da doença no Estado, principalmente entre a faixa de risco que são os idosos, diabéticos, hipertensos e quem tem insuficiência renal ou doença respiratória crônica.

Confira abaixo, em ordem cronológica, as medidas que foram adotadas pela Gestão Estadual, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar, no último dia 11 de março, pandemia (quando uma doença se espalha e avança em quadro epidêmico por várias regiões do planeta, em diferentes continentes, com transmissão local fixada) do Covid-19.

12 de março

– Implantação do Comitê de Crise: O governador Mauro Carlesse reuniu representantes dos Poderes do Estado, órgãos públicos e entidades da sociedade civil para a implantação do Comitê de Crise, visando ações preventivas do vírus Covid-19.

13 de março

– Suspensão das Aulas na Rede Pública de Ensino e na Unitins: Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o governador Mauro Carlesse determinou a suspensão, pelo período de 16 a 20 de março, de todas as atividades educacionais nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino e na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

14 de março

– Adiamento da Semana de Renegociação de Dívidas e cancelamento da programação do Dia Mundial do Consumidor: O Procon adiou a realização da Semana de Renegociação de Dívidas que estava prevista para iniciar na segunda-feira, 16, nos municípios de Araguaína e Gurupi, e cancelou a programação das ações em comemoração ao Dia do Consumidor, que ocorreria nesta semana em diversos municípios.

– Suspensão de visitas nas unidades do sistema Prisional: Seguindo o entendimento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o Governo do Tocantins suspendeu as visitas nas unidades prisionais. A determinação visa garantir o direito à saúde dos custodiados, e ainda dos agentes de execução penal e dos servidores do Sistema Penitenciário e Prisional. A decisão também prevê a suspensão das transferências estaduais e interestaduais de presos, salvo as previamente autorizadas.

16 de março

– 2ª Reunião do Comitê de Crise: O governador Mauro Carlesse reuniu, no Palácio Araguaia, os integrantes do Comitê de Crise para Prevenção do Vírus Covid-19 para avaliar as estratégias colocadas em prática no Estado e alinhar novas ações.

– Adiamento da Agrotins: Durante a 2ª Reunião do Comitê de Crise, o Governo anunciou o adiamento da 20ª Edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). A nova data está sendo estudada junto aos parceiros do evento.

– Adiamento de eventos do Poder Executivo Estadual: O Governador determinou o adiamento, por 30 dias, de todos os eventos programados pelo Poder Executivo Estadual. Com isso, o lançamento do programa de regularização fundiária Essa Terra é Nossa, que estava previsto para ocorrer na terça-feira, 17, foi suspenso temporariamente. Também foi suspensa a participação de agentes públicos do Estado em atividade e eventos que possam ocasionar aglomeração de pessoas e viagens oficiais interestaduais ou internacionais.

– Redução da Jornada de Trabalho dos servidores: O governador Mauro Carlesse decretou a redução da jornada de trabalho dos servidores públicos estaduais para 6 horas diárias, com início já na terça, 17. A decisão será mantida até que as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) indiquem uma volta à normalidade.

– Suspensão de visitas turísticas no Palácio Araguaia e ao Museu Palacinho: O Governo anunciou a suspensão, por tempo indeterminado, o agendamento e as visitas turísticas no Palácio Araguaia, sede do Executivo estadual, e no Museu Palacinho, em Palmas.

17 de março

– Suspensão de visitas aos parques estaduais: O governador Mauro Carlesse decretou a suspensão, por tempo indeterminado, das visitas aos parques estaduais do Jalapão; do Cantão; e de Lajeado, além do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, uma vez que os locais recebem turistas advindos de muitas regiões do país com foco avançado de proliferação do Covid–19 e até mesmo de fora do Brasil.

– Monitoramento e orientação aos estabelecimentos sobre a venda de álcool gel, luvas e máscaras: O Governador determinou que o Procon monitore e oriente os estabelecimentos sobre a venda de álcool em gel 70%, máscaras e luvas. O objetivo é prevenir que o consumidor tocantinense seja vítima de preços abusivos, diante do aumento da demanda de compras dos itens.

– Suspensão de visitas nas unidades do Sistema Socioeducativo: O Governo suspendeu as visitas às unidades do Sistema Socioeducativo. A determinação visa garantir o direito à saúde dos custodiados, e ainda dos agentes de execução penal e dos servidores.

– Adiamento da Agrosudeste: O Governo anunciou o adiamento da realização da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (Agrosudeste), que estava agendada para o período de 1º a 4 de abril, no Colégio Agrícola de Almas, com dias de Campo em Ponte Alta do Bom Jesus, Dianópolis e Almas.

18 de março

– Ponto Facultativo: Aproveitando o feriado que celebra o dia de São José, padroeiro de Palmas, nesta quinta-feira, 19, o governador Mauro Carlesse decretou ponto facultativo para esta sexta, 20, no município de Palmas, para os órgãos do Poder Executivo Estadual.

– Decreto Situação de Emergência: Após confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Tocantins, o governador Mauro Carlesse declarou Situação de Emergência. Com a medida, o Governo do Tocantins pode dispensar licitação, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), para comprar, locar materiais, serviços e produtos para atuar na prevenção e tratamento do Covid-19.

–  Suspensão de aulas em estabelecimentos de ensino com sede no Estado do Tocantins, públicos ou privados, como escolas e universidades: As aulas em estabelecimentos de ensino com sede no Estado do Tocantins, públicos ou privados, como escolas e universidades foram declaradas suspensas por tempo indeterminado. O Governo também suspendeu as atividades em praças esportivas sob a gestão do Poder Público Estadual ou de propriedade deste, tais quais, estádios, ginásios ou qualquer outra praça ou equipamento de uso compartilhado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui