Tocantins não tem como divulgar casos confirmados do covid-19 se depender do Ministério da Saúde.

0
825

Da Redação

Há quase um mês, o Estado do Tocantins está aguardando os dois primeiros resultados que foram enviados ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), cadastrados oficialmente pelo Ministério da Saúde, para contraprova sobre a suposta contaminação pelo coronavírus em duas jovens de Palmas que viajaram a Europa.

De lá-pra-cá, dois casos foram confirmados pela prefeitura de Palmas, o último neste sábado, 21, e nada de o Estado receber a confirmação, ou descarte, dos primeiros dois exames. No caso de Paraíso aconteceu a mesma situação.

A incerteza provocou reação da própria Secretaria Estadual de Saúde, que, a partir da última sexta-feira,20, não vai mais abordar dados do Ministério da Saúde, más sim, apenas do Cieves – Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, e do COT-TO – Centro de Operações de Emergência do Tocantins (COE/TO) para a COVID-19.

Até a última sexta, a saúde estadual divulgou 67 casos suspeitos, sendo 48 em Palmas, dois em Araguaína, dois em Pedro Afonso e o restante nas cidades de Bandeirantes do Tocantins, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Cariri do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Xambioá, Augustinópolis.

A SES também havia divulgado apenas um caso em Palmas, mas neste sábado, a prefeitura da capital confirmou um segundo caso.

Diante da situação, a população vai ficando mais tensa a cada dia. Os rumores são os mais preocupantes. Enquanto se aguardava os resultados dos dois primeiros casos que nunca chegaram, e podem nem chegar, a própria população tratou de ir relatando situações suspeitas em seus municípios.

É possível que, a partir desde sábado, os casos suspeitos no Estado do Tocantins aumente consideravelmente, como ocorreu entre quinta (19) e sexta-feira (20). Antes haviam 38 casos suspeitos, atualmente são 67. Havia 1 caso confirmado, hoje são dois.

O Governo Federal decidiu convocar todos os 700 mil médicos do país para atuar na linha de frente no combate ao coronavírus. À população, cabe fazer sua parte, não saído de casa e higienizando as mãos constantemente.

Nenhuma descrição de foto disponível.

VEJA O BOLETIM OFICIAL DESTA SEXTA-FEIRA

Boletim de acompanhamento | SES/TO | Covid-19 | 20/03

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO) informa que os boletins diários abordarão a partir desta sexta, 20, apenas os dados de acompanhamento do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e do Centro de Operações de Emergência do Tocantins (COE/TO) para a COVID-19.

Atualmente no Tocantins, há 67 casos suspeitos: destes, 48 estão na cidade de Palmas, 07 em Gurupi, dois em Araguaína, dois em Pedro Afonso e o restante nas cidades de Bandeirantes do Tocantins, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Cariri do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Xambioá, Augustinópolis e a paciente que reside em outro estado. Há ainda  um caso confirmado em Palmas e outros 16 foram descartados.

A SES ressalta ainda que os resultados laboratoriais das primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional Instituto Adolfo Lutz – IAL, ainda não foram liberados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

ANÚNCIO

CANAIS OFICIAIS DE COMUNICAÇÃO DA ESCOLA RAIO DE SOL

A imagem pode conter: telefone

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui