Adapec apreende carga com mudas frutíferas irregulares em Miranorte

0
720

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam na manhã desta segunda-feira, 23, no município de Miranorte, na região central do Estado, uma carga com 121 mudas frutíferas irregulares que estava sendo comercializadas de maneira ambulante na cidade. Após apreensão, as mudas foram destruídas no aterro sanitário do município de Miracema, e o proprietário foi autuado em R$ 3.600.

O comércio ambulante de mudas de plantas é proibido por lei. Durante a abordagem, os fiscais da Agência solicitaram, ao condutor, a documentação da carga; ele apresentou a Permissão de Trânsito Vegetal emitida pela Agrodefesa de Goiás, porém, o documento estava vencido.

“Além de estar comercializando de forma ambulante, a documentação não comprovou a origem das mudas. Apreendemos e destruímos as plantas para preservar o patrimônio fitossanitário do Tocantins, conforme orienta a legislação, pois plantas nessas condições podem trazer pragas que não existem no Estado para nossas culturas e causar grandes prejuízos econômicos”, pontuou o inspetor de Defesa Agropecuária, Rafael Martins.

O proprietário da carga ofereceu resistência durante a fiscalização, sendo necessário o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil para conclusão e destruição das mudas. A Adapec orienta os produtores rurais, os comerciantes e os consumidores, para o perigo da comercialização, da aquisição e do uso de mudas oriundas do comércio ambulante, pois elas não possuem origem comprovada e nem garantia de identidade, qualidade, sanidade e produtividade.

Segundo a Agência, as mudas devem ser adquiridas de viveiros inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cadastrados na Adapec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui