Campanha de vacinação contra a influenza inicia nesta segunda-feira, 23

0
770

Os 139 municípios do Estado iniciam nesta segunda-feira, 23, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano, a expectativa é vacinar 90% de um público-alvo de 471.522 usuários, divididos em três etapas de vacinação, durante o período da campanha que se estende até o dia 22 de maio. A realização do dia “D” de mobilização nacional será no dia 9 de maio.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Perciliana Bezerra, a vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da doença em seu estágio grave e suas complicações, reduzindo as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. Perciliana também informou que a vacina deste ano é de composição trivalente para os vírus da Influenza A H1N1, A H3N2 e B, de circulação nacional. “Todas as 311 salas de vacinação do Estado estão orientadas para estarem abertas no dia D. Também orientamos que cada município deve empreender estratégias para que tenhamos uma campanha exitosa”, reforça.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

O Ministério da Saúde enviará de maneira escalonada as doses de vacina para atender os grupos prioritários da campanha, não sendo possível o atendimento da população em geral (que não fazem parte do grupo prioritário). O gestor municipal que vier a liberar vacinas fora do grupo prioritário será responsabilizado se houver faltas.

Novo coronavírus

A vacina da gripe deste ano não previne contra o novo coronavírus (Covid-19), entretanto protege a população contra a influenza circulante, aumentando a imunidade e reduzindo a carga da doença na população, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

Influenza no Tocantins

O Tocantins registrou, em 2019, 144 casos confirmados, sendo 51 de Influenza A H1N1; 41 casos de H3N2; 15 não subtipado; 37 casos de Influenza B; além dos 14 óbitos. Este ano, já foram registrados 18 casos confirmados, sendo 15 de influenza A H1N1;  dois  não subtipado; e um de Influenza B.

Etapas da campanha

1ª fase – a partir de 23 de março: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase – a partir de 16 de abril: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase – a partir de 9 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Laiany Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui