Hemorrede faz apelo à população para retomarem doação de sangue

0
163
SEJA UM DOADOR

Devido o isolamento da população, ocorrido por causa do coronavírus (COVID-19) grande parte dos doadores deixaram de comparecer aos hemocentros , por isso, a Hemorrede do Tocantins está fazendo um apelo a toda  população tocantinense, que retomem as doações de sangue. Os estoques de todas as unidades de coletas estão em baixa, precisando com urgência de reposição.

A Hemorrede enfatiza que os profissionais das unidades utilizam os equipamentos de proteção individuais e seguem os protocolos do Ministério da Saúde para evitar a contaminação por coronavírus. E que estão sendo feitos agendamentos prévios do horário de doação, para evitar aglomerações.

A gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Leão Ávila Pessoa, explica que os hospitais não pararam de pedir sangue, porém os doadores sumiram. “Quem puder ajudar a salvar vidas, agradeço em nome dos pacientes com câncer, acidentados, cirúrgicos, enfermos em geral que estão nos hospitais”, afirma.

Todos os pontos de coletas de sangue da Hemorrede Tocantins seguem funcionando de forma regular, com todas as unidades abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados das 7h às 12h30, a maioria funciona, exceto as unidades do Hospital Geral de Palmas (HGP) e de Porto Nacional que não ficam abertas para atendimento. Em Palmas a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232, em Gurupi no 3312-2237, Araguaína pelo 3411-2915, Porto Nacional no 3363-5161 e Augustinópolis pelo 3456-1153.

Vacinação

A gerente alerta a população sobre a necessidade de se fazer a doação de sangue antes da vacinação contra Influenza, que teve campanha iniciada no último dia 23, uma vez que caso o doador tome a vacina precisa esperar quatro semanas para tornar-se novamente apto.

Principais critérios para doação de sangue:

– Estar bem de saúde;

– Pesar no mínimo 50 Kg;

– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

– Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável);

-Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui