Atenção: Liberação do comércio não significa abandono dos cuidados com o covid-19

0
1010

Redação Portal Benício

No Tocantins, cidades como Paraíso, Araguaína, Porto Nacional e várias outras estarão com seus comércios reabrindo as portas nesta segunda-feira, 30, após o recesso de mais de uma semana em prevenção ao coronavírus.

No entanto, as autoridades garantem que a flexibilização para que as cidades não parem, não significa que empresários, funcionários e o público em geral abandonem os cuidados  para evitar a contaminação da doença chinesa.

Para manter o funcionamento, os estabelecimentos comerciais terão que seguir as mesmas regras exigidas anteriormente, como distância de 1,5 a 2 metros entre pessoas, evitar aglomerações, ter álcool gel à disposição dos clientes e fazer rodízio de funcionários.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Pelo menos em Paraíso do Tocantins, a prefeitura já garantiu que a fiscalização continuará normalmente e as empresas que desobedecerem as determinações serão multadas podendo,inclusive, ter o o funcionamento suspenso novamente.

Da parte do consumidor, a atenção deve ser ainda maior. Cada pessoa deve redobrar os cuidados com sua saúde e cobrar para que os estabelecimentos comerciais atendam as determinações das autoridades. No interior, apenas Araguaína registrou um caso do covid-19.

O fato de os comércios voltarem a funcionar fará com que o fluxo de pessoas nas ruas aumente e, naturalmente, o uso da máscara, do álcool gel além de manter a distância de no mínimo 1,5 a 2 metros entre uma pessoa e outra se tornam ainda mais necessário. Ao retornar para casa, lavar as mão é imprescindível.

“Cuide de sua saúde, porque o País ainda não sabe o que vai enfrentar daqui para frente. Não seja uma vítima do coronavírus”.

AGORA É COM VOCÊ!!!

Sabendo que em alguns casos é difícil evitar a aglomeração de pessoas, a orientação é Distanciamento Social.

A medida é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde e precisa ser adotada como forma de prevenção do novo coronavírus.

Objetivando evitar formação de filas em locais como: bancos, supermercados, padarias e afins, a recomendação é que exista um distanciamento de 1,5m a 2m, entre uma pessoa e outra. Esta medida diminui os riscos de infecção e interrompe a cadeia de transmissão da pandemia.

Neste caso, cabe AOS RESPONSÁVEIS PELO ESTABELECIMENTO garantir o cumprimento da norma. Esses devem: organizar as filas, monitorar e orientar os clientes quanto à obediência da distância mínima para não haver contaminação. Idosos fiquem em casa. Fique de olho.

ATENÇÃO:

2 – Se Você se cuida direito os riscos de contrair o coronavírus é mínimo. Não facilite!

A imagem pode conter: texto que diz "3 -Enquanto estiver nos corredores Se encontrar algum conhecido no supermercado, não cumprimente com abraço, aperto de mão ou beijo. Caso precise espirrar ou tossir, cubra a sua boca nariz com braço ou com um lenço descartável. Procure tocar a boca, nariz ou olhos apenas depois de higienizar as mãos. E lembre- se de manter 2 metros de distância das demais pessoas."

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui