Governo realiza mutirões de limpeza nas unidades prisionais do Estado para evitar o novo Coronavírus

0
600

Com foco na prevenção ao surto do novo Coronavírus, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), está realizando mutirões de limpeza em todas as 37 unidades do Sistema Penitenciário e Prisional do Estado do Tocantins (Sispen/TO).

O secretário da Seciju, Heber Fidelis, que é o presidente do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle à Covid-19, ressalta que as ações envolvem todos os gestores. “Temos trabalhado com os gestores desde o anúncio da pandemia para que endossem as orientações que estão sendo repassadas pelo Governador. Nós conseguimos nos adiantar, criando um Plano de Ação no combate à Covid-19 e acreditamos que, com o trabalho em conjunto, o novo Coronavírus não ultrapassará os muros das unidades prisionais”, ressalva.

Nos mutirões de limpeza, são usados produtos como saponáceos, hipoclorito de sódio e álcool. Dentre as ações estão ocorrendo reuniões de alinhamento e reforço de procedimentos de segurança e saúde, higienização com álcool dos objetos pessoais e colchões de internos, higienização de celas, grades, corredores, cadeados, algemas e outros objetos com água sanitária e distribuição de kits de higiene e limpeza para os internos.

De acordo com o superintendente do Sispen-TO, Orleanes Sousa, além dos produtos enviados pela Seciju, também têm chegado itens de limpeza fruto das doações de órgãos do Sistema de Justiça, dos conselhos da comunidade, das organizações religiosas e também da própria sociedade civil. “Sempre ocorreram as limpezas periódicas nas unidades prisionais do Estado, todavia, em meio a este surto de Covid-19, os trabalhos foram intensificados; temos nos unido contra este vírus e iremos vencê-lo”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui