EXCLUSIVO: Morador de Paraíso pode ter descoberto o que causa excesso de câncer na cidade

0
4311
PARAÍSO DO TOCANTINS VISTA DO ALTO DA SERRA DO ESTRONDO

Da Redação

Um morador da Avenida Santos Dumont, localizada no centro de Paraíso do Tocantins, pode ter descoberto o que pode estar contribuindo para o grande número de casos de câncer que todos os anos ocorrem na cidade, que é considerada, proporcionalmente, uma das que mais registram a doença no País.

A grave situação pode estar relacionada à tubulação de água que foi colocada nas ruas de Paraíso no passado. O morador descobriu que existem  tubulações feitas com cano de amianto em Paraíso.

Nenhuma descrição de foto disponível.CANOS RETIRADOS DA AVENIDA SANTOS DUMONT – CENTRO DE PARAÍSO

De acordo com publicações de especialistas, a inalação do amianto é considerada extremamente nociva à saúde, causando diversos tipos de doenças pulmonares. Acredita-se que as fibras de amianto são responsáveis pelo aumento do risco de câncer de pulmão, entre outras doenças.

No caso de Paraíso, as tubulações de amianto encontradas na Avenida Santos Dumont já estavam se deteriorando, o que presume que a água levada até as residências da cidade possa estar contaminada com o produto.

Cientificamente, é comprovado que o problema se dá na inalação do amianto. As fibras do pó do amianto, segundo a ciência, estimulam mutações celulares dentro do organismo, originando tumores que podem causar o câncer, especialmente o mesotelioma.

Nenhuma descrição de foto disponível.

As partículas do amianto, uma vez inaladas, nunca mais se libertam do organismo. Exatamente por este motivo, que as indústrias brasileiras deixaram de produzir caixas d’água de amianto. No entanto, em Paraíso do Tocantins, centenas de residências ainda utilizam esse tipo de depósito de água.

No caso, a utilização de tubulações de amianto para distribuição da água da cidade era, até a publicação exclusiva desta reportagem, um fato desconhecido dos moradores paraisenses. Por ter sido encontrada no centro de Paraíso, pode se afirmar que essas tubulações fazem parte das primeiras obras de saneamento do município.

Ao descobrir as tubulações, o morador paraisense procurou a Câmara de Vereadores, através do vereador, Professor Deley Oliveira, e fez a denúncia. Juntamente com o colega Whisllan Maciel, Professor Deley foi até a Agência de Tocantinense de Regulação – ATR, para denunciar o caso. A denúncia em Palmas aconteceu no dia 9 de março de 2020.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Na última sexta-feira, 03, técnicos da BRK Ambiental, fizeram a troca de parte da canalização de amianto que foi denunciada pelo morador ao Vereador, na Avenida Santos Dumont. No entanto, não há nenhuma informação sobre quantas ruas e avenidas de Paraíso estão utilizando tubulação de amianto para abastecer, com água, as residências da cidade.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e comida

O grande desafio, a partir de agora, é detectar onde está essa canalização, quando elas foram colocadas e se a população paraisense está morrendo, ou ficando mutilada por câncer devido a esse crime, cometido no passado.

O uso do amianto já foi banido dos Estados Unidos e de quase toda a União Européia. No Brasil, sua utilização ainda é permitida na proteção ao fogo (em roupas de segurança), pisos, telhas, componentes de freios de automóveis, revestimentos de máquinas e alguns tipos de material plástico.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Como o excesso de câncer em Paraíso do Tocantins é um tema que vem sendo abordado por este Portal frequentemente, e sempre deixado de lado pelas autoridades, a partir de agora cabe à população exigir uma explicação para saber se a tubulação de amianto instalada no centro da cidade é, realmente, a causa do problema.

“A nossa preocupação é saber se Paraíso tem mais ruas com tubulação de amianto. Foi isso que pedimos a ATR, para que a BRK identifique essa situação, e que os canos sejam todos substituídos” disse o vereador, professor Deley Oliveira.

O DOCUMENTO

Nenhuma descrição de foto disponível.

===ANÚNCIO===

Nenhuma descrição de foto disponível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui