Em Paraíso: População manteve a tradição de subida à Serra do Estrondo

0
3575

Da Redação

As restrições por precaução ao coronavírus, fizeram com que milhares de pessoas, incluindo turistas de outras regiões do Estado e do País, deixassem de cumprir uma tradição que há mais de 60 anos ocorre em Paraíso do Tocantins, a subida à Serra do Estrondo.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza

Nesta época, a prefeitura municipal, e parceiros, organizam uma vasta programação que acontece durante toda Semana Santa, incluindo missas, cultos, Corrida da Aleluia e culinária.

Porém, o cancelamento da programação oficial não impediu que a tradição se mantivesse. Na madrugada desta Sexta-Feira da Paixão, centenas de moradores da cidade esperaram apenas o raiar do dia para subir a Serra.

Como a prefeitura anunciou com antecedência o desligamento da iluminação da trilha, para evitar aglomerações, os peregrinos fizeram o roteiro no início da manhã. Grupos de amigos e, principalmente, de familiares, cumpriram o roteiro para pagar promessas e, ao mesmo tempo, cuidaram para evitar aglomerações.

ORIGINAL

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, planta, grama, atividades ao ar livre e natureza

A peregrinação realizada pelo fiéis na Sexta-Feira da Paixão de 2020 foi semelhante às que ocorreram nos primeiros 50 anos da tradicional subida à Serra do Estrondo.

Em um passado recente não havia investimento público no local, apenas a comunidade se dirigia rumo ao alto do morro na madrugada de Quinta-Feira Santa para Sexta-Feira da Paixão, como se houvesse um combinado entre a comunidade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza

Neste dia 10 de abril de 2020, a situação não foi diferente. Orações, encontros familiares, reflexões e cumprimento de promessas feitas durante o período quaresmal.

A expectativa é que, em 2021, a cidade possa realizar sua programação oficial de subida à Serra do Estrondo normalmente, e com muita saúde.

A imagem pode conter: 1 pessoa, árvore, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, planta, grama, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: texto

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui