Em Paraíso: Secretaria de Saúde coloca em risco a vida dos Garis da cidade

0
817

Da Redação

Na última quarta-feira, 6 de maio, a Redação do Portal Benício requereu da prefeitura municipal o mapeamento dos casos de covid-19 na cidade. E-mail exclusivo foi enviado à Ascom da prefeitura para obter as informações.

Nesta quinta, 7, a prefeitura aproveitou a nota de divulgação do 8º caso de coronavírus no município para relatar que, em Paraíso existe os seguintes casos de pessoas contaminadas na cidade: “01 no Centro, 02 no Jardim Paulista, 01 no Serrano I, 01 no Pouso Alegre e 02 no Setor Oeste”.

Porém, além de buscar a informação dos locais onde estão os pacientes da cidade, a Reportagem tinha outros assuntos ainda mais importantes que não foram respondidos pela Secretária de Saúde, Rosirene Leal, através da Ascom.

A Nota, ao invés de não ter sido enviada à Imprensa solicitante, foi dada publicamente. Ou seja, pauta produzida por um para beneficiar outros.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livreA MISSÃO É A MAIS NOBRE POSSÍVEL. OS RISCOS ESTÃO EM TODA PARTE – ILUSTRATIVO

O objetivo principal era saber como estava sendo o tratamento da Secretaria de Saúde de Paraíso com os Garis, que também representam os servidores públicos que estão na linha de frente para o risco de contaminação do novo coronavírus.

Como não obteve resposta da Saúde local, a própria Reportagem tratou de buscar as informações com as pessoas que todos os dias saem às ruas para manter a cidade limpa, os Garis.

Surpreendentemente fomos informados que a Secretaria de Saúde não repassou nenhuma informação, restrição ou dicas para que esses trabalhadores tomassem algum cuidado em relação à coleta dos lixos em residências onde existem casos de pessoas com o coronavírus. Esse era o objetivo.

Segundo os especialistas, as atenções em relação à coleta do lixo em tempos de coronavírus devem ser redobradas, inclusive com orientação da população para que ajude no combate à doença melhorando o armazenamento desse tipo de material. Nas moradias e regiões onde tem coronavírus ainda mais.

No entanto, em Paraíso do Tocantins, os Garis não sabem, sequer, onde estão as residências ou regiões com pessoas com o covid para evitar qualquer tipo de contaminação.

Segundo os trabalhadores ouvidos pela Reportagem, a empresa contratada pela prefeitura para fazer o serviço de limpeza mantém as máscaras e álcool gel à disposição, mas que não ouve nenhum contado ou orientação da Secretaria de Saúde para com esse grupo que mantém a cidade limpa e, por esse motivo, é exposto aos perigos do covid-19 diariamente.

“Se a gente soubesse os locais onde tem pessoas com essa doença a gente iria ter mais cuidado ainda. Não sabemos de nada sobre onde estão esses riscos” disse uma profissional.

No e-mail enviado á prefeitura, vários questionamentos foram feitos, além da questão do mapeamento. VEJA ABAIXO:

À ASCOM PREFEITURA
Bom dia,
Através deste, solicitamos à esta Assessoria de Comunicação, informações por parte da Secretaria Municipal de Saúde, sobre os casos de coronavírus em Paraíso do Tocantins.
Seguem os questionamentos:
01 – ESTÁ SENDO FEITO O MAPEAMENTO DOS LOCAIS ONDE OS CASOS JÁ FORAM CONFIRMADOS? SE SIM, REQUEREMOS O ENVIO DO MESMO.
02 – COMO ESTÁ SENDO AS ORIENTAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS QUE JÁ FORAM DIAGNOSTICADAS COM O COVID-19, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AO ISOLAMENTO?
03 – OS PROFISSIONAIS DA LIMPEZA PÚBLICA ESTÃO SENDO ORIENTADOS SOBRE COMO LIDAR EM RELAÇÃO ÀS COLETAS DE LIXOS EM RESIDÊNCIAS ONDE PESSOAS JÁ FORAM CONTAMINADAS PELO COVID-19?
ELES FAZEM USO DE EQUIPAMENTOS CORRETOS PARA ESSE TIPO DE SITUAÇÃO?
04 – COMO ESSE LIXO ESTÁ SENDO TRATADO?
GRATO,
ELVECINO BENÍCIO – PORTAL BENÍCIO
SEM RESPOSTAS….
A imagem pode conter: textoPRINT O ANÚNCIO E APRESENTE NAS LOJAS O BOTICÁRIO DE PARAÍSO E MIRACEMA. O PRESENTE DA MAMÃE VAI FICAR 10% MAIS BARATO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui