Em Paraíso: Família contaminada com covid-19 teve que pedir ajuda por falta de atendimento no município

2
1756
Foto: Rubens Morais

Da Redação

Marido e mulher contaminados. Vó e filhos têm sintomas leves e não tiveram como saber.

A situação de uma família que reside na região sul de Paraíso do Tocantins mostra que muita coisa ainda precisa ser esclarecida para que a população do município conheça, de verdade, o que realmente acontece na cidade em relação ao novo coronavírus.

Na semana passada o Marido, de 48 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde (“postinho”) do Setor Pouso Alegre, já com os sintomas do covid-19. Em seguido foi a vez da esposa que também sentia os mesmos sintomas.

Atendidos no local, o profissional de saúde teria percebido que o caso era de suspeita de novo coronavírus e solicitou os exames para confirmar o caso. Porém, de imediato avisou ao casal que não haveria possibilidade da fazer pelo município, e que eles deveriam procurar um laboratório particular.

Sem condições financeiras para fazer os exames, o casal tentou se recolher, mas os sintomas só pioraram. “Ficamos em uma situação desesperadora aqui e levamos os pedidos de exames no SESP para tentar fazer e fomos avisados de que não seria possível”

Ainda de acordo com a Esposa, sua mãe e seus dois filhos ( 6 e 12 anos) tiveram sintomas semelhantes ao covid-19, mais fracos. Porém, ela não sabe dizer se eles contraíram a doença devido à falta de estrutura no município.

“Não temos como saber se minha mãe e meus dois filhos estão contaminados porque não fizemos os exames, e todos estão em isolamento”.

Um amigo encaminhou o casal ao Hospital Regional de Paraíso para fazer os testes, que deram positivo. A Esposa disse à nossa Reportagem que se sentiu na obrigação de avisar familiares e amigos sobre o problema e que, até este momento, apenas uma enfermeira do Hospital Regional entra em contato para saber como está a família e que não existe acompanhamento por parte da saúde municipal.

“Ontem uma enfermeira nos ligou perguntando se estávamos sendo acompanhados por um médico e dissemos que não. As únicas pessoas que têm entrado em contado é o amigo que nos levou ao Hospital e uma enfermeira do Hospital Regional que fizemos amizade” lembrou a Esposa.

A mulher relatou ainda que o Marido, que é servidor do município, teve muita tosse na noite passada.

“Meu marido tossiu muito esta noite e tem dores pelo corpo. Não sei como existe uma fraqueza desse tamanho. Eu estava tendo muita dor no peito e muita falta de ar. Hoje deu uma aliviada…Parece que é uma crise que vai e volta.. é horrível” reclamou.

A paciente entende que a população precisa saber tudo sobre o coronavírus e os problemas que são enfrentados após a contaminação.

“É importante a gente falar porque é uma situação complicadíssima, e como as outras pessoas vão fazer se não podem realizar os exames para saber? É desesperador. “Quando fiquei sabendo do resultado falei para todos da minha família e para os amigos que meu exame tinha dado positivo, para poder informar as pessoas e alertar a respeito da falta do atendimento que a gente não teve e da gravidade que foi” disse a paciente.

A família desconfia que o esposo possa ter contraído o covid-19 em uma viagem que fez a Palmas para tratamento. Ele passou a sentir os sintomas 6 dias após a viagem e ela dois dias depois.

Nossa Reportagem busca informações junto às autoridades de Paraíso para esclarecer à população como está a questão da estrutura de atendimento nos postos de saúde e no Hospital Regional.

2 COMENTÁRIOS

  1. Seria bom o poder público municipal de paraíso copiar o modelo que está sendo realizado pelo executivo de Araguaína em suas upas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui