Covid-19: Costureiras de Paraíso prontas para serem convocadas e ajudar a cidade

0
1346
PARAÍSO DO TOCANTINS - TOCANTINS

Da Redação

 

No início da pandemia, em março de 2020, o Ministério da Saúde, através do ministro Mandetta, complicou a vida dos brasileiros ao recomendar apenas o uso de máscaras 3M e outras marcas industriais para evitar contaminação com o coronavírus.

Segundo o Ministro, que foi demitido tempos depois e fez festa sem nenhum tipo de proteção, as máscaras caseiras não serviam para proteger a população da doença. O resultado foi uma grande correria às farmácias e o sumiço das máscaras por um longo tempo. O que restou, o País vendeu para a China.

Tempos depois as autoridades de saúde relataram a importância da máscara caseira para ajudar no combate a doença.

Por esse motivo, a prefeitura de Paraíso do Tocantins e de todos os municípios do Estado, inclusive o Governo, podem fazer com que o dinheiro do Orçamento de Guerra, que vai chegar para combater o covid-19 seja, em partes, destinado às costureiras locais. Atualmente as farmácias tocantinenses comercializam máscaras caseiras.

Com Paraíso declarando oficialmente Estado de Calamidade Pública, no último Decreto do covid, o gestor não terá obrigação de realizar licitações para adquirir Equipamentos de Proteção Individual-EPIs. A classe das costureiras poderia suprir a cidade confeccionando máscara que seriam doadas pela prefeitura à população.

Além de circular o dinheiro da pandemia na cidade, a prefeitura ainda estará gerando muitos empregos no momento em que a população mais necessita de apoio.

Além dessa sugestão, a Redação do Portal Benício também sugeriu à prefeitura a importância de contratar temporariamente pessoas pertencentes às famílias com menor poder aquisitivo para atuar como fiscal na cidade. Os decretos já publicados pelo Executivo ainda não atingiram totalmente seus objetivos porque não existe fiscalização suficiente para fazer cumprir as ordens.

Somente Paraíso irá receber mais de R$ 8 milhões do Orçamento de Guerra, já aprovado pelo Congresso Nacional. O valor poderia a ajudar a movimentar a economia local se for destinado aos segmentos ligados diretamente à pandemia, incluindo a aquisição de testes rápidos do covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui