Agrotins 2020 100% Digital encerra programação com foco na produção sustentável do cerrado

0
684

Com boa aceitação por parte do público, a Feira de Agrotecnologia do Tocantins – Agrotins 2020 100% Digital encerra sua programação nesta sexta-feira, 29, com a certeza de que a iniciativa de realizar a feira no formato digital pela plataforma www.agrotins.to.gov.br foi acertada e serve de modelo para os demais estados que também tiveram que suspender ou cancelar suas feiras presenciais.

“A Agrotins 2020 100% Digital ficará marcada na história do agronegócio tocantinense e brasileiro, porque o campo não parou a produção, seguiu firme, e em respeito a esses produtores, preocupados com a economia, e principalmente com a saúde de todos, optamos por realizá-la nesse formato. Foi a primeira feira agrotecnológica digital, um sucesso de audiência e tenho certeza que outras feiras acontecerão pelo país a fora, seguindo a nossa como modelo”, afirma o governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

Programação

Pela plataforma, os participantes podem ter acesso a palestras, cursos, workshops e ainda, adquirir máquinas, veículos, insumos, financiamentos ou serviços, e ainda, conferir a programação ao vivo.

Neste último dia, a programação iniciará às 8 horas, com palestra sobre Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, com a participação da professora da Universidade de Brasília (UNB), Thainá Zaneti. Em seguida tem palestra abordando o tema Farmácia Viva e Legislação, com a farmacêutica e especialista em fitoterapia, Ana Carla Koetz Prade.

A partir das 10h25, o time de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) entra em ação, trazendo temas voltados à melhoria da produção agropecuária no cerrado com foco na sustentabilidade. Serão abordados os seguintes temas: Maracujá: produção e aspectos econômicos; A produção integrada de abacaxi no Tocantins e a técnica do seccionamento do talo para produção de mudas de abacaxi; Projeto ABC Corte: como tornar a recria a pasto mais rentável e sustentável na pecuária de corte; e Projeto ABC Soja: como tornar sua lavoura mais rentável e sustentável.

A pesca esportiva também entra em pauta na programação. Às 15h25, tem a videoconferência Pesca esportiva: sustentabilidade e desenvolvimento deste setor no Brasil e no Tocantins com a participação do secretário de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura (Mapa), Jorge Seif; do secretário de Indústria Comércio e Serviços, Tom Lyra; de técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e representante da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anape).

Já às 17h10, acontece uma mesa redonda sobre Modelo de Produção Sustentável e de Baixas Emissões com o secretário de Meio Ambiente, Renato Jayme e o diretor executivo do Earth Innovation Institute, Daniel Nepstad.

Às 17h45, terá um bate papo com a participação do secretário de Agricultura, César Halum, do presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khoury, e do presidente da empresa Frísia, Renato Gerdanius.

A programação inclui ainda palestras sobre Por que o agronegócio sustentável pode solucionar a crise do Coronavírus; Agroindustrialização de frutos do cerrado; Descarte correto das embalagens vazias de defensivos agrícolas; e Gestão de unidade de beneficiamento de frutos do cerrado.

Encerrando a programação, às 20 horas, com transmissão ao vivo, acontece o Leilão de Touro habilitados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A programação completa já pode ser conferida na plataforma www.agrotins.to.gov.br. (Programação também é transmitida pelo Portal Benício)

Vania Machado/Nonato Silva – Secom

Nenhuma descrição de foto disponível.PROMOÇÃO DO DIA DOS NAMORADOS NAS LOJAS O BOTICÁRIO DE PARAÍSO E MIRACEMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui