Com apenas 2 casos, Caseara tem primeiro óbito por covid-19

0
1675
FOTO DIVULGAÇÃO

Da Redação

Caseara é um dos municípios do Vale do Araguaia com menor número de casos de covid. No entanto, já registra a primeira morte. O paciente, José Wilson, de 63 anos, morreu nesta manhã no Hospital Geral de Palmas – HGP.

O município registrou, até o momento, apenas dois casos do novo coronavírus. Um dos pacientes se recuperou e outro veio a óbito.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, atividades ao ar livre, água e natureza, texto que diz "Meu grande amigo Zé Wilson que Deus te receba em festas grande homem grande pai e amigo de todos ,Pai dos meus melhores amigos ,Que Deus conforte nossos corações bs2"

Localizada no Vale do Araguaia, Caseara é uma das cidades mais visitadas na temporada de praia, e requer cuidados especiais para que a pandemia não se alastre na região, neste período, em que o município recebe pessoas de todo o Estado do Tocantins e de várias partes do País.

Nossa reportagem recebeu denúncia da vereadora Josely Pereira (MDB), informando que não existe médico na cidade neste momento. Ela disse ainda que daria um prazo até a próxima terça-feira, para a prefeitura resolver a situação. Caso contrário, a vereadora iria acionar o Ministério Público.

Josely aproveitou para agradecer o emprenho dos profissionais de saúde da cidade, enfermeiros e técnicos, que, segundo ela, estão assumindo a responsabilidade de atender os pacientes, mesmo com ausência de um médico.

Nossa reportagem entrou em contato o secretário municipal de saúde, Rondinelly Souza. Ele explicou que um dos médicos do município é do grupo de risco e está afastado temporariamente. O outro médico, de acordo com ele, teria trabalhado dois meses ininterruptamente  e que sua folgo neste final de semana está dentro do contrato feito com o município.

Além disso, disse o Secretário, a prefeitura de Caseara está à procura de um médico para ampliar o atendimento na cidade, e pede aos profissionais que tiverem disposição para atender durante final de semana que informe à gestão municipal.

No caso do paciente falecido neste sábado, a Saúde de Caseara informou que ele começou a sentir os sintomas da doença no dia 29 de maio e que recebeu todo apoio do município.

O primeiro teste, rápido, feito no dia 29 teria dado negativo e o segundo, confirmado no dia 31, pelo Lacem, foi positivo. 19 pessoas ligadas ao paciente ficaram em isolamento à pedido da Secretaria de Saúde, e toda medicação segundo o protocolo OMS foi disponibilizado.

No dia 6, já concluindo sua quarentena, o paciente José Wilson teve complicações e foi encaminhado ao Hospital Regional de Paraíso, de onde seguiu para o HGP, em Palmas. a Secretaria informou que ele era diabético e hipertenso e fazia parte do grupo de risco.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a prefeitura está dando todo apoio à família em relação ao protocolo de sepultamento, que ocorrerá em Caseara ainda neste sábado.

FÉRIAS

Durante os meses de junho, julho, agosto setembro, Caseara recebe centenas de pessoas todos os dias em busca de um descanso à beira dos rios Araguaia e Coco. O movimento requer atenção especial por parte do Estado e da prefeitura.

 

 

 

 

epis coveiros…

reuti

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui