Governo do Tocantins amplia benefício e entrega kits de alimentos a 16 mil famílias de alunos da rede municipal de Araguaína

0
683

O Governo do Tocantins iniciou, nesta sexta-feira, 19, a entrega de kits de alimentos às famílias dos estudantes das redes municipais de ensino. Em Araguaína, primeiro município a receber os alimentos, cerca de 16 mil famílias serão atendidas com o benefício. Iniciada no final da manhã desta sexta-feira, a entrega dos alimentos à comunidade segue até a próxima semana, de forma escalonada.

A ação foi anunciada nesta semana pelo Governador Mauro Carlesse e é desenvolvida de forma articulada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), pela Polícia Militar (PM) e pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

A cozinheira Maria Arlete Bezerra Costa, que tem um filho matriculado na Escola Municipal Benedito Canuto Braga, destacou a importância da iniciativa. “Estou muito feliz em receber esse kit de alimento, pois agora estou desempregada, recebendo o seguro-desemprego, mas já está na última parcela. Esses alimentos vão fazer muita diferença lá em casa para meus filhos”, apontou.

Maria Félix Fernandes de Sousa e Nilton Leite de Sousa são trabalhadores rurais, que carregam no rosto a expressão de luta pela garantia do sustento da família. Os dois fizeram questão de ir ao Colégio Estadual Campos Brasil, ponto de distribuição para os alunos da Escola Municipal Cabo Luzimar Machado. “Com essa pandemia, as coisas estão muito mais difíceis, os meninos passam mais tempo dentro de casa, temos mais despesas. Só posso agradecer ao Governo do Estado”, apontou Maria Félix.

Glécia Carvalho de Sousa, que tem um filho matriculado no Centro Educacional Infantil Municipal Nossa Senhora Natividade, também comemorou a iniciativa do Governo do Estado. “Agora, como as crianças estão em casa, a despesa aumenta. Termina de almoçar: ‘-Mãe, quero um lanchinho!’, então ajuda muito. Além disso, tem o creme dental, o sabonete. Muito bom mesmo”.

“Já estamos na segunda etapa da entrega dos kits para os estudantes da rede estadual de ensino e, agora, começamos a atender os estudantes da rede municipal por Araguaína e, posteriormente, seguiremos para os demais municípios. É uma iniciativa que visa garantir a segurança alimentar dos nossos estudantes. Além dessas, o Governo do Estado está com outras frentes de distribuição de alimentos”, destacou a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.

O titular da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Alves de Araújo, falou da importância do trabalho integrado entre os órgãos estaduais. “É mais uma ação do Governo do Tocantins que busca garantir que todas as famílias do nosso Estado sejam atendidas nesse momento difícil, agora incluindo os estudantes da rede municipal. Essa ação conjunta é de fundamental importância para que a determinação seja cumprida de forma exitosa”, ponderou.

Entrega dos kits

Como meio de facilitar o recebimento dos kits por parte das famílias, a entrega será feita nas escolas estaduais. Abaixo, segue a relação dos polos de distribuição para cada família, conforme a unidade de ensino municipal:

Escola CAIC (Setor Coimbra) – será polo para as Escolas Municipais Ver. Arnon Ferreira Leal e Domingos Sousa Lemos e o CEI Dona Joaquina Mota.

Escola ASPA (Setor São Miguel) – será polo para a Escola Municipal Olavo Bilac e o CEI Boanice Botelho Kalil.

Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira (Bairro JK) – será polo para a Escola Municipal José Gomes Sobrinho e os CEIs Nossa Senhora da Natividade, Profª Lusineide dos Santos Nascimento e Sítio da Dona Benta.

Colégio Estadual Adolfo Menezes (Setor Araguaína Sul) – será polo para a Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutizki e o CEI Arnon Ferreira Leal.

Colégio Estadual Guilherme Dourado (Setor Central) – será polo para a Escola Municipal Profª Josefa Dias da Silva e os CEIs Criança Feliz e Natalina Maria de Jesus.

Colégio Estadual Henrique Cerqueira Amorim (Setor Barros) – será polo para as Escolas Municipais Luiz Gonzaga e Moderna.

Colégio Estadual Jardim Paulista (Setor Jardim Paulista) – será polo para as Escolas Municipais de Tempo Integral Joaquim Carlos Sabino dos Santos e Maria da Conceição Costa Luz.

Colégio Estadual Jorge Amado (Setor Noroeste) – será polo para as Escolas Municipais Gentil Ferreira Brito e Zeca Barros e o CEI Antônio Raimundo Costa.

Colégio Estadual Marechal Rondon (Setor Neblina) – será polo para a Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e os CEIs Dona Regina Siqueira Campos e Profª Maria de Fátima Santos.

Colégio Estadual Silvandra (Vila Couto) – será polo para a Escola Municipal Benedito Canuto Braga e Paroquial São Vicente de Paulo e o CEI Cora Coralina.

Colégio Estadual Campos Brasil (Bairro de Fátima) – será polo para a Escola Municipal Cabo Luzimar Machado e os CEIs Otaerson Souza Lima, Nossa Senhora da Natividade e Tenente José Martins dos Santos.

CEM Castelo Branco (Vila Aliança) – será polo para as Escolas Municipais Léia Raquel Dias e Tomaz Batista, o CEI Raimundo Alves Lira e a Creche Criança Esperança.

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Setor Coimbra) – será polo para as Escolas Municipais José Ferreira Barros e Tereza Hilário Ribeiro e o CEI Glória Moraes.

Escola Estadual Alfredo Nasser (Bairro Araguaína Sul) – será polo para a Escola São Vicente de Paula.

Escola Estadual Aplicação (Setor Couto) – será polo para a Escola Municipal João Sousa Lima e o CEI Pedro Carreiro.

Escola Estadual Francisco Máximo (Setor Santa Terezinha) – será polo para Escola Paroquial São Domingos e a Creche Normando de Sousa Linhares.

Escola Estadual João Guilherme Junze (Setor São Miguel) – será polo para os CEIs Elizabeth Alves Carvalho e Prefeito João Batista de Jesus Ribeiro.

Escola Estadual Manoel Gomes (Novo Horizonte) – será polo para as Escolas Municipal São Miguel e Paroquial Dom Cornélio Chizzini e o CEI José Xavier.

Escola Estadual Modelo (Centro) – será polo para o CEI Tereza Hilário Ribeiro e a Creche Mãe de Deus.

Escola Estadual Norte Goiano (Entroncamento) – será polo para os CEIs William Castelo Branco Martins e Constantino Pacífico de Oliveira e a Escola Municipal William Castelo Branco Martins.

Escola Estadual Vila Nova (Setor Vila Norte) – será polo para a Escola Municipal Francisco Bueno de Freita e o Educandário Espírita Francisco Thiesen.

Escola Estadual Welder (Bairro Eldorado) – será polo para a Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá e o CEI Santa Clara.

Escola Espírita André Luiz (Morada do Sol 2) – será polo para a Escola Municipal Dr Cezar Belmino Barbosa Evangelista e o CEI Profª Edília Moraes Soares.

Escola Estadual José Alves de Assis (Setor São Miguel) – será polo para a Escola Municipal Meu Castelinho e o CEI Vovô Jorge Frederico.

Escola Estadual Rui Barbosa (Bairro Jk) – será polo para a Escola Municipal Manoel Lira.

Escola Paroquial Luiz Augusto (Bairro São João) – será polo para as Escolas Municipais Santa Luzia e Salomão Cardoso e o CEI Nossa Senhora dos Milagres.

Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira ( Setor Tenorte) – será polo para as Escolas Municipais Casemiro Ferreira e Vereador Raimundo Falcão Coelho.

Escolas da Zona Rural – a entrega será feita obedecendo a rota dos ônibus escolares, nos pontos onde os alunos embarcam. As escolas da Zona Rural são: Escola do Campo, Fazenda Bavisa, Cândido Barreira Guimarães, Duque de Caxias, José Dias Carneiro, José Nogueira, José Ribeiro dos Santos, Núcleo de Produção Agrícola, Pedro Segundo da Rocha, Santa Rosa, Santa Tereza, Santos Dumont, União e Divino Pai Eterno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui