Paraíso do Tocantins pode eliminar a covid-19 a qualquer momento? 8 morreram

0
1105
Foto: Rubens Morais

Da Redação

Mesmo tendo registrado 16 casos nos últimos dois dias (26 e 27) o município de Paraíso do Tocantins pode zerar a covid-19 dentro de pouco tempo.

Até este sábado, 27 de junho, dos 201 casos divulgados pela prefeitura, apenas 36 pessoas faziam parte dos casos ativos, sendo 4 hospitalizados e 32 em isolamento. Neste sábado, foram divulgados mais 8 casos através da Secretaria de Estado da saúde, prefeitura divulgou 7.

A informação de eliminar o novo coronavírus poderia representar um alívio à comunidade paraisense, se não fosse a grande confusão que vem ocorrendo nas últimas 3 semanas, quando o município, de repente, passou a registrar poucos casos, ou nenhum registro dependendo do dia.

Quando os resultados voltaram a sair, como ocorreu nesta sexta e sábado, o número de contaminados voltou a crescer.

O fato da diminuição se deu porque o protocolo da OMS só permite teste rápido em profissionais de saúde, de segurança ou casos inclusos na nova relação. Com isso, a demora entre a coleta de dados e os resultados dos exames faz com que muitos pacientes entrem na lista dos que estão sendo ‘Aguardados’, e saem sem conhecer o resultado do seu teste. Neste caso, ele vai direto para o grupo dos ‘Recuperados’.

Em outras situações, ainda mais complicadas, pacientes vão ao posto de saúde, alegando sintomas, são atendidos e recebem o KIT que está sendo entregue pela prefeitura; Cloroquina, Dipirona e Ivermectina, mas não fazem os testes.

Em uma delas, um homem com suspeita da covid recebeu o kit, não fez os testes e, 7 dias depois, ele retornou ao trabalho. O mesmo paciente entra na relação dos casos recuperados 14 dias depois de ter ido à Unidade de Saúde. Porém, ele não foi monitorado nem teve condições de saber se contraiu a doença, se infectou outras pessoas, ou não.

Em outro caso, uma paciente fez teste de escarro na quarta, 24, e deveria ter recebido os resultados em 48 horas, até este sábado ela tem duvidas de seu caso. Porém, está isolada.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Covid + Dengue

Como se não bastasse a complicação da pandemia para a saúde em todo o País, outro problema surge para complicar ainda mais o trabalho da classe dos profissionais de saúde. Na região Norte do País, esse é o período da dengue, que tem sintomas parecidos com a covid-19. A partir de agora, os médicos têm o desafio de distinguir o que é dengue e o que é covid.

A diminuição do número de casos da covid-19, ocorreu não só em Paraíso do Tocantins, más em todo o Estado e no País, devido ao protocolo, que não permite fazer testes rápidos em paciente assintomáticos. Ou seja, sem testes rápidos, e com a demora nos resultados dos laboratórios oficiais, os casos tendem a diminuir ainda mais.

É preciso manter a vigilância e redobrar os cuidados em relação ao “Novo Normal”.

======

Nenhuma descrição de foto disponível.QUEM VOCÊ AMA MERECE PRESENTES DAS LOJAS O BOTICÁRIO DE PARAÍSO E MIRACEMA

*ATENÇÃO: MOTO ROUBADA:

FOI ROUBADA AGORA À POUCO UMA MOTO FAN 2010/2011 DE COR AZUL, NO DISTRITO DE CAMPINA VERDE EM MONTE SANTO. PLACA MWW-4981.

QUEM SOUBER DO PARADEIRO FAVOR INFORMAR PELO NÚMERO:9.8427-8533 OU ACIONAR A POLÍCIA NO 190

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui