Tocantins sedia 1° Encontro Técnico de Operações Eleições 2020 da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça

0
602

Com objetivo de alinhar as ações de segurança para as eleições 2020, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) realizaram nesta terça-feira, 28, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, o 1° Encontro de Operações Eleições 2020, da região Norte. Durante o evento, foram cumpridos todos os protocolos de segurança, como o uso de álcool em gel, o respeito ao distanciamento e o uso de máscara.

Sob a coordenação local da Superintendência de Segurança Integrada (SSI) da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o evento reuniu representantes das forças de segurança nos níveis municipal, estadual e federal que vão atuar nas eleições 2020, cujo primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro.

Por videoconferência, o assessor-chefe da Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Disney Rosseti, assegurou aos presentes que, norteado pela segurança sanitária e em informações científicas, o TSE está finalizando os protocolos de segurança para as eleições municipais e também uma campanha publicitária de como isso vai ocorrer.

O coordenador-geral de Planejamento e Operações da Seopi, tenente-coronel Bruno Rezende Cabral, fez a apresentação do Plano Estratégico de Atuação Integrada. Segundo ele, o plano foi consolidado e será sugerido aos estados para que, de forma integrada, possam executar ações que garantam a segurança do processo eleitoral. No período da tarde, o tenente-coronel Rezende apresentou a Plataforma Córtex, que trata das ferramentas de monitoramento.

Da parte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o inspetor de segurança do órgão, Marcos Leôncio, informou que o Tribunal está finalizando o planejamento das eleições 2020 e ressaltou o importante papel dos órgãos de segurança durante a realização do pleito.

Integração

Sobre o encontro, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, destacou a importância da reunião para consolidar o alinhamento das ações e possibilitar a mitigação de possíveis dificuldades. O comandante ressaltou a importância da parceria e do trabalho integrado dos órgãos de segurança pública.

Para o representante da Seopi, coronel Henrique de Sousa Lima Júnior, o encontro demonstra a prontidão das forças de segurança em defender a sociedade em um processo importante para o país, como são as eleições. Representando o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, que estava em uma outra videoconferência do Ministério da Justiça, a delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza, destacou o importante papel da Polícia Civil frente ao trabalho nas Eleições 2020 e ressaltou que o trabalho integrado das forças de segurança permitirá um bom desempenho na defesa da sociedade.

Para o representante do TRE-TO, juiz de direito, José Ribamar Mendes Júnior, o momento reúne a nação, que se une em um único ente com o objetivo de concretizar o estado de direito do país. Segundo ele, as forças de Segurança, agindo de forma integrada, trarão eficiência, bloqueando número de ilícitos e permitindo que as eleições resultem no real desejo da sociedade.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, as eleições são um momento importante e, este ano, os cuidados deverão ser redobrados, considerando a pandemia do novo Coronavírus. “Estamos com a incumbência de trazer segurança a um momento ímpar e importante para nação. Colocamos nossa tropa toda à disposição para este momento”, destacou.

A superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Tocantins, Alessandra Lustosa, destacou a missão do órgão na integração das informações e das análises, cooperando para uma Eleição segura e colocou a equipe da Abin à disposição do processo.

O comandante do 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, destacou a importância da iniciativa e da reunião das forças de segurança e colocou o 22° Batalhão à disposição para contribuir nas ações. O chefe do Núcleo de Operações da Polícia Rodoviária Federal no Tocantins, Alexandre Brito, reafirmou o compromisso da PRF em integrar as equipes nas Eleições 2020.

O superintendente de Segurança Integrada da SSP-TO, Marcelo Falcão, parabenizou a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça pela iniciativa de reunir os órgãos de segurança pública em prol das eleições. Ele ressaltou que reunir lideranças de órgãos envolvidos no processo eleitoral demonstra a preocupação das Forças de Segurança com o exercício da democracia.

Autoridades

Também participaram do 1° Encontro Técnico Operacional as seguintes autoridades: coronel Clelcimar Santos Rabelo, da Seopi; Josean Severo de Araújo, da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal no Tocantins; delegados de Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar. Ainda presente ao evento, o coordenador de planejamento da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado da Secretaria da Segurança Pública do Amazonas, tenente-coronel Franciney Bó.

Os próximos encontros da Seopi estão marcados para Campo Grande (MT), no dia 30; Curitiba (PR), no dia 4 de agosto; e no dia 6, em São Luís (MA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui