Ações de combate à Covid-19 e às queimadas marcam a semana do governador Mauro Carlesse

0
663

O avanço dos casos da Covid-19 no Tocantins tem pautado a Gestão Estadual, no sentido de tomar medidas rápidas tanto para ampliar a rede atendimento aos pacientes quanto de apoio aos municípios tocantinenses que necessitam de respaldo para desenvolver suas estratégias de combate e prevenção.

Nesta semana, de 17 a 21 de agosto, não foi diferente. A agenda do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, iniciou com vistoria ao Hospital Estadual de Combate à Covid-19, implantado no local onde funcionava o Hospital Oncológico de Palmas, que já começou a receber os primeiros pacientes.

O local oferece 70 leitos, dos quais 60 são clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI Covid-19). “É um hospital estadual para vai ajudar toda a comunidade que venha a precisar em virtude da contaminação pelo novo Coronavírus. Estamos proporcionando qualidade de atendimento ao povo e valorizando o dinheiro público, porque aqui terá qualidade de atendimento, e, posteriormente, essa parceria deverá continuar”, destacou o Chefe do Executivo durante a vistoria.

Ainda na segunda-feira, 17, o governador Mauro Carlesse reuniu-se com uma comissão de secretários de Estado para discutir os detalhes da terceira etapa de expansão dos leitos Covid-19 na rede estadual de Saúde. Devem ser contemplados, com a implantação de leitos de UTI Covid-19, os municípios de Colinas, Paraíso e Porto Nacional.

“Na semana passada, determinei que fossem realizados os estudos para implantação de dez leitos de UTI em Colinas. Agora, vamos olhar também a possibilidade de implantar outros leitos em Paraíso e Porto Nacional. Assim, chegaremos a sete cidades-polos com leitos de UTI do Estado para atender melhor a nossa população”, afirmou o governador Mauro Carlesse.

Ainda durante esta semana, cumprindo determinação do governador Mauro Carlesse, o secretário da Saúde, doutor Edgar Tolinni, entregou à Secretaria de Saúde de Palmas, dez novos ventiladores pulmonares (respiradores) que serão utilizados para expansão do atendimento dos pacientes acometidos pela Covid-19 na Capital.

Queimadas

Na semana passada, o governador Mauro Carlesse solicitou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, o emprego das Forças Armadas para o combate de incêndios florestais dentro do território tocantinense. A solicitação foi prontamente atendida pelo Palácio do Planalto e a autorização publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 20.

O emprego das Forças Armadas será utilizado para garantir a lei e a ordem em ações subsidiárias na faixa de fronteira do Tocantins, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da Amazônia Legal, especialmente no combate a focos de incêndio. “Agradeço ao presidente Bolsonaro pelo apoio que está dando ao Estado do Tocantins neste momento em que as queimadas se multiplicam, prejudicando não apenas o meio ambiente, mas também a saúde da população, principalmente daqueles que sofrem problemas respiratórios, além de crianças e idosos. Estamos em plena pandemia e os efeitos das queimadas podem agravar a situação do nosso sistema de saúde”, afirmou o Governador.

Créditos tributários

Já na quarta-feira, 19, com o objetivo de incrementar o modelo de arrecadação fiscal, o governador Mauro Carlesse encaminhou para a Assembleia Legislativa, a Medida Provisória (MP) n° 20/2020, que aprimora a possibilidade de pagamentos de impostos (créditos tributários) inscritos na dívida ativa do Estado, por meio da dação de imóveis urbanos e rurais por parte de devedores. A medida visa compatibilizar com o cenário de crise econômica gerado a partir da pandemia do novo Coronavírus.

“Estamos abrindo as melhores condições para que o cidadão ou a empresa quite seus impostos que estão em atraso, podendo utilizar bens imóveis como forma de pagamento. Já existia uma Lei de 2010 que tratava deste assunto, mas havia uma série de entraves burocráticos que tornava o processo bem mais complicado. Agora, nós tornamos ela específica para esse assunto e facilitamos ainda mais o processo”, frisou o Chefe do Executivo.

Unitins

A semana também foi marcada pela posse dos primeiros dirigentes eleitos para comandar a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Em 30 anos de implantação, esta será a primeira que a instituição terá à frente, reitor e vice-reitor, eleitos pelos corpos discente e docente, além de técnicos administrativos da universidade. Os professores Augusto Rezende e Darlene Castro foram empossados pelo governador Mauro Carlesse, na terça-feira, 18, como reitor e vice-reitor, respectivamente, para o triênio de 2020/2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui