Governo do Tocantins promove segunda etapa da entrega de ônibus escolares e beneficia mais 28 municípios

0
670

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, contemplou nesta sexta-feira, 28, mais 28 municípios tocantinenses com a entrega de ônibus escolares em evento que ocorreu no Palácio Araguaia. Desta vez, foram beneficiados os municípios de Cachoeirinha, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Carmolândia, Carrasco Bonito, Caseara, Centenário, Chapada de Natividade, Chapada da Areia, Colinas do Tocantins, Colméia, Combinado, Conceição do Tocantins, Couto Magalhães, Cristalândia, Crixás, Darcinópolis, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Dueré, Esperantina, Fátima, Figueirópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goianorte e Goiatins.

Entregando as chaves dos ônibus aos prefeitos, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, destacou o caráter municipalista da Gestão Estadual. “Temos trabalhado firme para manter o bom funcionamento do Estado, mas sem esquecer de atender os municípios, já que é lá que as pessoas vivem. Esse investimento na melhoria do transporte escolar, com a entrega dos novos ônibus, é mais uma dessas ações que temos desenvolvido e que, com certeza, vai beneficiar bastante nossos alunos da zona rural”, assegurou.

Presente no evento, o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também destacou a importância da Gestão Municipalista exercida pelo governador Mauro Carlesse. “Sentimos muita satisfação ao saber que vamos ajudar os municípios a oferecer mais conforto aos nossos estudantes. É uma alegria imensa para o Governo do Tocantins e para a Bancada Federal que tem trabalhado muito para conseguir ainda mais melhorias”, garantiu.

Na ocasião, o prefeito de Dianópolis, Gleibson Moreira Almeida, destacou a satisfação de mais uma vez voltar à sede do Governo Estadual e retornar para seu município levando benefícios. “Para nós, é motivo de grande alegria sermos chamados pelo Governo para um momento como este. A situação de pandemia tem impedido as aulas presenciais, mas estamos entregando os materiais para os alunos, por isso temos a necessidade dos ônibus. Da nossa parte, há muita gratidão à Bancada Federal e ao Governo do Tocantins por nos oferecer estes ônibus que vão ajudar no trabalho desenvolvido com os alunos”, afirmou.

O prefeito de Campos Lindos, Jessé Pires Caetano, destacou que o município tem uma grande extensão territorial e os ônibus vão contribuir para diminuir os custos com os veículos locados. “Os ônibus são muito bem-vindos, pois Campos Lindos tem uma extensão territorial grande e boa parte do transporte escolar é terceirizada, o que gera um custo muito alto para o município. Com um ônibus novo como esse, vai ficar em torno de 40% do custo que estamos tendo com a terceirização, mesmo com a manutenção que seja necessária fazer. Já é uma grande economia”, comemorou.

De Goiatins, o prefeito Antônio Luiz Pereira Silveira, também ressaltou que o município é um dos maiores do Estado em extensão territorial e que os ônibus recebidos irão atender com mais qualidade a, pelo menos, três rotas escolares. “Temos 29 rotas de transporte escolar e enfrentamos com muita dificuldade, porque nossos ônibus estão sucateados. Esta entrega do Governo chega com a missão de solucionar o problema de pelo menos três rotas do município. Só temos a agradecer ao Governo do Tocantins e a toda a Bancada, que lutaram para conseguir ajudar os municípios neste momento difícil”, agradeceu.

Acompanhando a entrega, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, ratificou que os veículos são uma das maiores aquisições já feitas por meio do programa Caminhos da Escola, que objetiva renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipal e estadual de educação básica pública.

Benefício para assentamentos e zona rural

Os ônibus entregues pelo Governo do Tocantins são próprios para o tráfego em estradas rurais e contam com porta de lâmina única, com vedação total de pó e água, além de um sistema de isolamento térmico do motor, que reduz o calor no interior do veículo.

Sabendo disso, a prefeita de Caseara, Ildislene Santana, informou que os novos ônibus serão utilizados para atender, principalmente, os assentamentos. “A comunidade está muito agradecida e ansiosa pela chegada dos veículos ao município. Temos dez assentamentos que serão beneficiados, por isto agradecemos a Deus, aos deputados da Bancada, que colocaram os recursos e têm olhado para o nosso Estado; e ao nosso Governo do Tocantins, que tem buscado contribuir com os municípios”, afirmou.

Já o gestor de Chapada de Natividade, Joaquim Urcino Ferreira, ressaltou que, neste período de pandemia, os veículos escolares serão utilizados para transportar os professores para atender os alunos na zona rural. “Estes dois novos ônibus serão utilizados para levar o material escolar para os alunos na zona rural, juntamente com os professores. Os ônibus levarão os professores ao invés de conduzir os alunos para a cidade”, explicou.

O prefeito de Cachoeirinha, Paulo Macedo Damacena, também destacou a importância dos novos veículos para os municípios e agradeceu pelo benefício. “Agradeço ao governador Mauro Carlesse, por mais esta ação municipalista; e à Bancada Federal que, em Brasília, tem conseguido estes ônibus para todos os municípios do nosso Estado”, concluiu.

Aquisição

Os veículos que estão sendo entregues pelo Estado fazem parte de um lote total de 319 ônibus que vão atender os 139 municípios tocantinenses, como parte do programa Toca Pra Escola, do Governo do Tocantins. O programa visa garantir o transporte com conforto, qualidade e segurança aos estudantes que dependem do transporte público escolar.

A aquisição demandou recursos na ordem de R$ 64 milhões, oriundos de emenda da Bancada Federal do Tocantins no Congresso e de emendas individuais dos deputados federais Carlos Gaguim, Eli Borges e do senador Eduardo Gomes. Esses recursos fazem parte do programa Caminhos da Escola, do Governo Federal, administrado pelo Fundo Nacional da Educação Básica (FNDE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui