Em Paraíso: Oposição ainda busca unidade para obter chance de vencer eleição

0
1024
PREFEITURA DE PARAÍSO DO TOCANTINS

Da Redação

Os números da Pesquisa Correio do Povo divulgados no mês de agosto mostraram que, dividida, a Oposição ao Executivo de Paraíso do Tocantins não terá chances de vencer a eleição contra o candidato do MDB, Celso Moraes.

ELEIÇÕES 2020: Pesquisa Correio do Povo garante cumprimento da Lei - Portal Benício - Compromisso com a Verdade

Sabedores desse detalhe, os dirigentes dos partidos, PP, PSB, PSD e DEM, que apresentam pré-candidatos para concorrer a eleição, marcaram suas convenções para os últimos instantes do período dado pela Justiça Eleitoral para realizar esses eventos.

O PSDB, que não tem candidato majoritário, mas participa das articulações, também realizará convenções no último dia, 16 de setembro.

NO MESMO DIA

A grande jogada dos opositores foi marcar as convenções para o final do dia 16, já adentrando ao período noturno. O objetivo é exatamente fazer as últimas articulações para definir se seguem “rachados” ou se optam por unidade para tentar competir de igual para igual.

AS RESISTÊNCIAS

O grande problema que está sendo enfrentado pelos partidos são as supostas tentativas de traições que ocorreram nos últimos dias, quando alguns pré-candidatos tentaram se aproximar da Situação, já que o fim do prazo para as convenções apresenta a cada um, a verdadeira realidade e as dificuldades de se encabeçar uma campanha. Ou seja, candidato a prefeito tem que ter grupo de vereadores, estrutura e, acima de tudo, grupo político com condições de tocar a campanha.

PEDIDO DE ACEITAÇÃO NEGADO

Nas últimas horas, teve pré-candidato de oposição pedindo para compor com a majoritária que representa a prefeitura. No entanto, a resposta foi que: “As portas estão fechadas com cadeados”.

Dos quatro grupos que ainda restaram na fileira oposicionista, dois não conseguem, sequer, uma reunião para discutir o apoio. Segundo membros do MDB, a rejeição a esses grupos é devido à sua postura política durante o período de pré-campanha e outras situação. Tais motivos não foram citados.

No caso do PSC, que realiza sua convenção pra escolha dos candidatos a vereadores no dia 15, o líder do grupo, Osires Damaso aproveitou para se afastar das discussões entre a oposição, “evitar fadigas” e tocar sua campanha em Palmas com maior tranquilidade.

ÚLTIMOS DIAS

Com isso, a Oposição tem até o final da quarta-feira, 16, para tomar uma decisão. Ou se une, ou caminha dividida e correr o risco de chagar à terceira derrota seguida (2012, 2016 e…possivelmente 2020) por se comportar defendendo apenas os interesses pessoais de seus integrantes.

O PRÉ-CANDIDATO E O RETORNO ÀS ORIGENS

Pelo menos dois pré-candidatos a prefeitos da Oposição, os vereadores, Ataídes Rodrigues (PSD) e Vanessa Alencar (DEM), podem se redimir e voltar a disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, caso não assumam suas candidaturas a prefeito, ou não consigam negociar para encabeçar chapa, ou uma vaga de vice.

O GRANDE PROBLEMA

Caso retornem às origens, Vanessa e Ataíde irão enfrentar algumas dificuldades em seus grupos políticos para novamente tentar vagas na Câmara. A promessa anterior era a de que nenhum deles disputariam vagas no Legislativo. Se retornarem, muitos dos seus aliados podem desistir de concorrer a eleição, já que os dois, por terem cargos, teriam mais votos, e os demais serviriam apenas para elegê-los, no caso do coeficiente eleitoral.

POSSÍVEIS CHAPAS

Porém, caso haja unidade entre os membros da Oposição, várias opções de chapas podem ser formadas:

Ary Arraes/Danilo – Vanessa/Ataíde – Danilo/Ataíde – Ataíde/Vanessa – Ary/Ataíde – Danilo/Vanessa – Danilo/Ary.

No entanto, o pré-candidato, Ary Arraes (PP), foi o único que buscou fora do grupo um nome para compor com ele uma chapa com condições de disputar a eleição. O nome escolhido foi o do ex-diretor da Associação Comercial, do Sindicato Rural e da Apae, Francisco Carlos Macedo (Kagito). No entanto, a chapa só deverá ser formada com unidade na oposição.

SITUAÇÃO

Enquanto os opositores não decidem qual o caminho a ser seguido, a Situação, do candidato Celso Moraes (MDB), realizou sua convenção dia 5 de setembro e já está com a campanha nas ruas.

TAMBÉM DEFINIDO

Outro partido que já tem chapa definida é o Partido dos Trabalhadores. O PT vai de Dr. Luiz Antônio (prefeito) e o tio, Dr. Cleber Mota (vice) para a disputa, também pela oposição. A Convenção do grupo foi realizada nesta sexta-feira, 11.

AS CONVOCAÇÕES

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "NÃO VAMOS Paraiso! DESISTIR Convenção Marcada! 16.set.2020 às 19h 24 ni 965, Setor Interlagos em Paraiso do Tocantins DR.DANII ALENCAR PRÉ-CANDIDATO PREFEITOE PARAÍSO DO TOCANTINS"

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: 1 pessoa, oceano, céu e atividades ao ar livre, texto que diz "psd Social Democrático Partido Convenção Municipal Paraíso do Tocantins 16. de Setembro 2020, às 19hs Ataide RODRIGUES Representante do Povo!"

A imagem pode conter: texto

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui