Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal discutem sobre o fortalecimento das cadeias produtivas da biodiversidade

0
563

Secretários do Meio Ambiente e representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Brasileira participaram, nesta quarta-feira, 23, da reunião da Câmara Setorial de Meio Ambiente do 21º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. O encontro ocorreu em ambiente virtual, devido à pandemia do novo Coronavírus. O secretário do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme, participou da reunião e apresentou as iniciativas do Tocantins para o fortalecimento das cadeias produtivas da biodiversidade.

Na ocasião, foi discutido o projeto prioritário da Câmara, que é o Fortalecimento de Cadeias Produtivas da Biodiversidade, associado à prevenção e ao combate do desmatamento. Durante a reunião, decidiram nomear o projeto como um programa, já que abarca vários componentes que possuem o mesmo propósito. O programa tem como objetivo aumentar a renda da população amazônica, bem como reduzir o desmatamento por meio do desenvolvimento de cadeias da sociobiodiversidade.

O secretário Renato Jayme apresentou a estratégia Tocantins 20-40, que prevê, em suas ações, o fortalecimento das cadeias produtivas. “A Tocantins 20-40 é uma iniciativa de desenvolvimento econômico para um Estado competitivo e sustentável, baseada nos pilares da economia, ambiental, social e da infraestrutura e que englobam ações que promovem o fortalecimento das cadeias produtivas da biodiversidade”.

O Programa deverá ser apresentado em Assembleia Geral aos governadores no próximo dia 29. O coordenador da reunião Eduardo Tavares, do Amapá, solicitou aos secretários que escolhessem um ponto focal de cada estado para trabalharem na apresentação do Programa.

Fórum dos Governadores da Amazônia

O 21° Fórum do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal começou, nesta terça-feira, 22, e prossegue nos dias 23, 24 e 29, debatendo assuntos sobre o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região Amazônica.

O Fórum, além da Câmara Setorial de Meio Ambiente, é constituído por câmaras setoriais de Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, Tecnologia e Comunicação. O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008 e tem como objetivo a discussão de soluções comuns para o desenvolvimento sustentável da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui