Secretaria da Saúde incentiva prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa

0
679

A prevenção ainda é a melhor forma de combate ao câncer de mama, doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) incentiva a prevenção dessa enfermidade durante todo o ano e, no Outubro Rosa, campanha que promove a conscientização sobre a doença, a secretaria estimula o conhecimento sobre a doença e suas formas de prevenção.

O gerente da Rede Oncológica da SES, Rodrigo Cândido de Souza, esclarece que as ações de prevenção ao câncer precisam ocorrer rotineiramente. “Precisamos entender que o Outubro Rosa é um mês onde o Brasil fala sobre o assunto, mas é para justamente levar conhecimento à população, e não transformá-lo no mês de realização de exames. Os meses para realizar exames são: janeiro, fevereiro, março, ou seja, o ano inteiro. Precisamos desmistificar que o mês de outubro é apenas para realizar os exames, que não foram feitos em outros meses”, pontua.

O médico mastologista, doutor Nilo Coelho Junior, reforça a importância do diagnóstico precoce. “Todo câncer quando descoberto precocemente aumenta as chances de cura. No caso do câncer de mama, a descoberta precoce favorece o tratamento conservador com menos mutilações e muitas vezes sem necessidade de quimioterapia”. O especialista explica que o tratamento da doença é feito no Tocantins, “desde o tratamento cirúrgico, com técnicas de reconstrução mamária, até a quimioterapia e a radioterapia podem ser feitas no Estado. Temos equipes capacitadas no SUS [Sistema Único de Saúde], em Palmas e Araguaína”, afirma.

A mamografia é a principal ferramenta para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a orientação é que mulheres, de 50 a 60 anos, realizem o exame a cada dois anos. No Tocantins, foram realizadas pelo SUS em 2019, 8.825 exames de mamografia; e entre janeiro a julho deste ano, 2.854 exames já foram feitos, nas seguintes unidades hospitalares: Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), Hospital Regional de Dianópolis (HRD), Policlínica João Coelho de Azevedo, em Paraíso do Tocantins e clínicas conveniadas em Palmas.

Superação

“Comecei as quimioterapias em 2017, mas sempre fiquei firme e confiante. Perdi meus cabelos, mas ganhei muito aprendizado e conheci mulheres maravilhosas. Hoje estou curada, para honra e glória de Deus”, esse é o relato de Simone Caldas da Silva, de 47 anos, que lutou contra o câncer durante um ano e nove meses. Ela enfatiza a importância da perseverança para enfrentar a doença. “O câncer não é sinônimo de morte, se encontrado logo, a cura é certa, e mesmo que encontrado um pouco mais avançado, confie em Deus, não abaixe a cabeça, lute com todas as forças, tenha coragem e força! Conheço mulheres curadas com metástase, confie no seu médico, em Deus e principalmente confie em você, na sua força e capacidade de vencer”, destaca.

Prevenção

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio dos seguintes hábitos saudáveis: praticar atividade física, manter o peso adequado, ter alimentação saudável, amamentar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de hormônios sintéticos.

Sintomas da doença

Os principais sintomas do câncer de mama são: aparecimento de nódulo no seio, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores de consistência branca, globosos e definidos; edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia; descamação ou ulceração do mamilo e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

Casos no Tocantins

Em 2019, foram diagnosticados 288 casos de câncer de mama; já de janeiro a julho de 2020, 168 pessoas foram acometidas pela enfermidade. Existe tratamento para câncer de mama e o Ministério da Saúde (MS) oferece atendimento gratuito por meio do SUS. No Tocantins, os tratamentos são disponibilizados nas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) de Palmas e Araguaína.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui