Governo do Tocantins firma parceria com Banco do Brasil para agilizar acesso do produtor ao crédito rural

0
526

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), firmou na manhã desta quinta-feira, 8, importante parceria com o Banco do Brasil (BB) voltada para o pequeno e médio produtor rural. O documento, assinado pelo presidente do Instituto, Thiago Dourado, e o gerente-geral de Agência, Whélen Gonçalo, permite que o órgão atue como agente de crédito rural junto ao banco. Com isso, pretendem simplificar e proporcionar maior agilidade nos procedimentos de acesso a linhas de crédito, principalmente para os agricultores familiares.

“Com o recurso em mãos, o produtor vai poder investir mais na sua produção, fortalecendo as cadeias produtivas do Tocantins. Vamos atuar alinhados com a política de crédito do Banco do Brasil e essa proximidade com a instituição vai trazer mais agilidade ao processo, maximizando o alcance do produtor ao crédito. O produtor vai ver que o crédito não é uma coisa distante, e que é necessário dentro da pequena propriedade”, reforçou o gestor Thiago Dourado.

Para o gerente do banco, Whélen Gonçalo, esse convênio com o Governo do Tocantins, visa, além de simplificar o processo e dar maior agilidade, estimular a produção e empreendedorismo em toda sua cadeia. “O Banco do Brasil acredita que esse alinhamento com o Governo do Tocantins, através do Ruraltins, vai ser de grande valia, com certeza nos próximos períodos a gente vai ter muito sucesso, em relação a todas as cadeias produtivas que o Ruraltins apoia e que tem essa amplitude para ser desenvolvido no Estado Tocantins”, disse.

Para a atuação como agente de crédito, o Ruraltins e o BB já preveem capacitações, para que os serviços de assistência técnica e extensão rural desempenhados tenham como foco a agricultura familiar e o fortalecimento das cadeias produtivas do Estado. O extensionista vai atuar desde a coleta de informações, elaboração de propostas para a contratação de operação de crédito, ao acompanhamento da aplicação dos recursos.

Edvânia Peregrine/Wilson Rodrigues

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui