Ações que propiciam avanços nas áreas de saúde, educação e economia marcam a semana do governador Carlesse

0
543

Toda celebração é momento de relembrar as conquistas, reviver os bons momentos e projetar o futuro. Na semana em que o Tocantins comemorou 32 anos de sua criação, não foi diferente para o governador do Estado, Mauro Carlesse, que pauta as ações do Governo com o compromisso de desenvolver projetos que resultem em mais emprego, renda e qualidade de vida para o cidadão.

Na área da saúde, o governador Mauro Carlesse, cumprindo agenda oficial em Gurupi, sul do Estado, foi o primeiro paciente a ser atendido pelo Sistema de Telemedicina no Tocantins, lançando assim, de forma oficial, esse serviço que beneficiará usuários do Servir (plano de saúde dos servidores públicos do Estado). O atendimento ocorreu durante a inauguração do posto de atendimento do Servir na cidade. O programa também contará com unidades em Araguaína e Palmas.

Com a nova ferramenta, o plano de saúde vai alcançar locais em que não há atendimento em saúde. “Por meio da tecnologia e com parcerias, podemos trazer mais conforto e atingir uma quantidade maior de pessoas, com menos deslocamento, menos filas, e assim, fazer com que o paciente seja atendido na sua casa ou em qualquer lugar que estiver com médicos de qualidade. Então isso, para nós, já é um início do que vem pela frente em relação à saúde”, destacou o governador Mauro Carlesse.

O governador Mauro Carlesse também vistoriou as obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG) que contará com 200 leitos e capacidade para atender mais de 170 mil pessoas de Gurupi e região. “Será um grande hospital, moderno e de qualidade, preparado para receber e atender a população de Gurupi e região. Estou muito feliz, a obra está andando rápido e será entregue o mais breve possível, ampliando a nossa capacidade de atendimento”, ressaltou o Governador, anunciando que 33 leitos clínicos serão entregues ainda este mês para atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19.

Pavimentação

Na infraestrutura, o governador Mauro Carlesse também anunciou o início das obras de pavimentação asfáltica da rodovia TO-365, no entroncamento que liga a BR-153 (Gurupi) ao Trevo da Praia e ao Acesso à Balsa. “Há muitos anos, essa obra tem sido reivindicada por Gurupi e pelo Trevo da Praia. É um povoado que estava isolado, comendo poeira, com toda dificuldade do mundo para fazer o transporte dentro dessa região. E, graças a Deus, nós estamos iniciando esse asfalto que vai chegar aqui”, garantiu.

A pavimentação asfáltica do local integra o Programa Governo Municipalista e será financiada com recursos provenientes da operação de crédito que o Estado está em processo de liberação com a Caixa Econômica Federal (CEF). Entretanto, a primeira etapa começa já na próxima semana com recursos próprios do Tesouro Estadual.

Crédito Rural

No campo, uma iniciativa, com a chancela do governador Mauro Carlesse, trouxe uma boa notícia para os pequenos e médios produtores rurais, que agora terão o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) como agente de crédito rural junto ao Banco do Brasil. Para isso, um convênio entre as duas instituições foi assinado nessa quinta-feira, 8, com os objetivos de simplificar e proporcionar maior agilidade nos procedimentos de acesso a linhas de crédito, principalmente para os agricultores familiares.

“Vamos atuar alinhados com a política de crédito do Banco do Brasil e essa proximidade com a instituição vai trazer mais agilidade ao processo, maximizando o alcance do produtor ao crédito. O produtor vai ver que o crédito não é uma coisa distante, e que é necessário dentro da pequena propriedade. Com o recurso em mãos, o produtor vai poder investir mais na sua produção, fortalecendo as cadeias produtivas do Tocantins”, reforçou o presidente do Ruraltins, Thiago Dourado.

Suporte ao empresário

Na Economia, alinhada à determinação do governador Mauro Carlesse de fazer com que a iniciativa privada seja a maior empregadora do Tocantins, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, apresentou nessa quinta-feira, 8, aos representantes das Federações e Associações comerciais e Industriais, a Sala de Suporte Empresarial, onde estão disponíveis diversos serviços e atendimentos aos empresários. A sala funciona dentro da Secretaria e é um espaço onde empresários de qualquer porte e de todos os setores terão a ajuda necessária para o desenvolvimento de seus empreendimentos.

“A Sala de Suporte é uma das muitas frentes de trabalho que vêm sendo criadas dentro da Sics e contamos com o apoio do governador Mauro Carlesse. Estamos viabilizando a retomada dos distritos industriais, para atrair novas empresas e indústrias. Seguimos fomentando o apoio aos municípios na implantação desses setores. E este espaço vem para informar e fortalecer o comércio e as indústrias locais, mas também será um atrativo para novos investidores”, afirmou o secretário Tom Lyra.

Melhorias nas escolas

Na Educação, estudantes e moradores de Miranorte e Guaraí aguardam a conclusão de obras de escolas. A boa notícia é que elas estão bem adiantadas e em breve serão entregues à comunidade.

Em Miranorte, as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual Sales Pereira Marins foram iniciadas em 2010, passando por várias paralisações, no período de 2011 a 2016, até que, em 2017, o contrato com a empresa responsável pela execução foi suspenso. Nova licitação foi realizada e as obras retomadas em fevereiro deste ano já estão em fase de conclusão.

Da retomada até agora, foram feitas a cobertura da quadra poliesportiva, da passarela de acesso à quadra poliesportiva e de acesso à escola, e a construção da estrutura da guarita. Também foram executadas a revisão da cobertura e da parte elétrica da unidade escolar e a implantação da pintura das esquadrias (janelas) e instalação dos vidros.

Já em Guaraí, as obras de reforma e ampliação do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Anaídes Brito Miranda, estão com 56,46% dos trabalhos concluídos. Na unidade, serão reformados 10 salas de aulas já existentes, o laboratório de informática, a biblioteca e toda a parte destinada ao administrativo; além das melhorias nos sistemas elétrico, hidráulico, em parte do piso, além de aplicação de pastilhas de revestimento nas paredes. No que se refere à ampliação, serão construídas mais duas salas de aula, um refeitório com cozinha industrial, um auditório, bloco administrativo, guarita, central de gás (GLP), passarelas cobertas, paisagismo interno, calçadas e passarelas.

Até o momento, já foi feito todo o trabalho de reforma da parte interna da escola, e está sendo finalizado o auditório, ao mesmo tempo em que está sendo executado o trabalho de drenagem. “São melhorias que vão dar mais qualidade ao processo de ensino e aprendizagem e atendem à determinação do governador Mauro Carlesse de que sejam feitas melhorias na infraestrutura das nossas unidades de ensino”, concluiu a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui