Após laudo, peritos identificam placa de veículo presente em local de crime

0
577

Peritos oficiais do Núcleo Especializado de Computação Forense, atuantes no Instituto de Criminalística, órgão vinculado à Superintendência da Polícia Científica da Polícia Civil do Tocantins, identificaram os caracteres da placa de um veículo registrado em local de crime. A imagem havia sido registrada por testemunha ocular, em posição perpendicular à lateral do veículo, impossibilitando assim a identificação direta da placa pela equipe condutora do procedimento investigativo.

Técnica

De acordo com o perito oficial, Thiago Magalhães de Brito Rodrigues, os peritos obtiveram êxito na identificação dos caracteres após o exame de projeção espacial em plano retangular no qual a região do veículo que contém a placa foi projetada em plano horizontal de posição aproximada frontal. “Exames desta natureza implementam conceitos de geometria analítica, rotação e translação de matrizes bidimensionais [2D], representadas por todos os pontos de cores [pixels] que compõem a imagem alvo”, ressaltou ele.

Durante a condução dos exames periciais, todos os eventos de processamento digital da imagem foram devidamente registrados, permitindo, assim, a auditoria e a reprodutibilidade, a qualquer tempo, para todos os interessados na persecução, tornando-a uma prova de caráter irrefutável.

Núcleo Especializado de Computação Forense

O Núcleo Especializado de Computação Forense do Instituto de Criminalística do Tocantins conta com peritos oficiais com formação acadêmica especializada em tecnologias e áreas correlatas e em grau de pós-graduação e mestrado. Dentre os exames periciais disponibilizados pelo referido Núcleo constam: recuperação e análise de evidências digitais, engenharia financeira de ativos de criptomoedas (moedas digitais), desbloqueio e extração de dados de aparelhos de telefonia móvel, processamento forense de arquivos de multimídia (áudios, vídeos e imagens) e perícias associadas a crimes cibernéticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui