Governo do Tocantins entrega ônibus escolares para Apaes e escolas agrícolas

0
607

Com o propósito de renovar a frota do transporte escolar, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), entregou nesta quarta-feira, 14, em cerimônia realizada no auditório do Palácio do Araguaia, mais 27 ônibus que irão beneficiar os estudantes de 18 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e nove escolas agrícolas, beneficiando 3.325 estudantes.

O Governo do Tocantins tem a previsão de entregar 433 ônibus, que serão adquiridos em lotes, sendo que, no primeiro lote, foram comprados 319 ônibus, dos quais já foram entregues 278 para 139 prefeituras. Esse primeiro lote somou um investimento de R$ 69.464.622, recursos de emenda de bancada coletiva de deputados federais e senadores do Tocantins, sob a liderança do deputado Carlos Gaguim.

O governador Mauro Carlesse destacou a importância das parcerias. “Esses benefícios são frutos do trabalho conjunto do Governo do Estado com a bancada federal que, com nossa articulação, resultou na destinação dos recursos para compra desses veículos. Estamos fazendo um Governo municipalista, levando os benefícios para a população”, pontuou.

Os veículos fazem parte do programa Toca Pra Escola. “Estamos mudando a cara do transporte do nosso Estado e temos a certeza de que essa frota nova impactará no processo de aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

A titular da Seduc também fez questão de destacar a atenção dada às Apaes do Tocantins. “Hoje, entregamos os veículos para as 18 Apaes que têm mais de 70 estudantes. No entanto, todas as 31 serão beneficiadas da mesma forma, pois estamos entregando equipamentos pedagógicos que irão auxiliar o trabalho realizado nas unidades de ensino apaianas”, ressaltou.

Foram beneficiadas as Apaes dos seguintes municípios: Araguaína, Wanderlândia, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Colmeia, Goianorte, Guaraí, Aliança do Tocantins, Alvorada, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Lagoa da Confusão, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Nazaré e Tocantinópolis.

Também foram beneficiadas as seguintes unidades de ensino: Escola Família Agrícola Zé de Deus, de Colinas; Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo, de Esperantina; Escola Família Agrícola (EFA), de Porto Nacional; Colégio Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara, de Monte do Carmo; Colégio Agropecuário de Natividade; Escola Estadual Agrícola David Aires França, de Arraias; Colégio Estadual João Tavares Martins, de Araguaçu; Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio de Souza, de São Salvador Tocantins; e Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas.

Beneficiários

A presidente da Escola Especial Estrela da Esperança, de Guaraí, Jocimeire Fava, destacou como os ônibus entregues vão beneficiar os estudantes. “Traz acessibilidade para os alunos. Atualmente, temos mais de 10 cadeirantes e eles terão muito mais conforto na locomoção de casa para a escola e da escola para casa”, apontou.

A presidente da Escola Especial Colibri, de Dianópolis, Maria Jane Barbosa, também destacou a acessibilidade dos veículos e chamou a atenção para outros benefícios. “Facilita o acesso à escola, pois a maioria tem dificuldade de mobilidade e necessita do transporte escolar. É mais conforto e menos riscos para eles, que terão acesso a um veículo adequado à realidade deles”, pontuou.

A diretora da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo, de Esperantina, Suely Carvalho Lima, destacou que o veículo representa um divisor de águas para a comunidade escolar. “Nós atendemos quase 200 estudantes, que moram em 12 municípios e que têm muita dificuldade de acesso à unidade de ensino. Uma realidade que, a partir de agora, será completamente diferente. Esse ônibus vai facilitar o acesso dos estudantes às unidades de ensino”, ressaltou.

Já o diretor da Escola Estadual Agrícola David Aires França, Wallacy dos Reis Pereira Costa destacou que o veículo vai fortalecer as atividades pedagógicas feitas pela escola. “Nós realizamos diversas atividades complementares fora da escola e esse ônibus ajudará muito na mobilidade dos estudantes, para que eles realizem suas atividades práticas em propriedades rurais fora do espaço da escola, além do transporte normal”, pontuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui