Vice-governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso do Tocantins com a preservação de seus biomas

0
501

Com o propósito de reforçar o compromisso do Estado do Tocantins com a agenda de preservação ambiental, o vice-governador Wanderlei Barbosa, representando o governador Mauro Carlesse, participou na tarde desta quinta-feira, 29, do 1° Encontro Internacional de Governadores pelo Clima, realizado pelo Centro Brasil no Clima (CBC) por meio de videoconferência. Acompanharam o vice-governador, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque; o superintendente da Defesa Civil, Erisvaldo Alves; e a diretora de Gestão de Instrumentos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marli Santos.

Em sua fala, o vice-governador Wanderlei Barbosa destacou que, em 2019, o Governo do Tocantins participou da Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 25), em Madrid (Espanha), onde apresentou a estratégia Tocantins 20-40 – Estratégia para um Tocantins Competitivo e Sustentável, baseado em quatro eixos (infraestrutura, meio ambiente, econômico e social), cujas ações já estão em andamento e previstas no Plano Plurianual (PPA).

“Temos as nossas estratégias para reduzir as altas emissões de carbono. Este ano, nós tivemos uma redução do número de focos de queimadas em torno de 13% e temos combatido o desmatamento ilegal e outras ações prejudiciais ao meio ambiente, por meio dos órgãos ambientais com rigor e multando se necessário. O Tocantins é o estado mais jovem do Brasil, temos um setor produtivo em crescimento, onde apenas 10% da nossa área agricultável está aberta até agora, e, é por isso, que nós temos a oportunidade de errar menos. Estamos fazendo uma agricultura de forma sustentável”, ponderou Wanderlei Barbosa.

O Vice-governador ainda destacou os parques estaduais e as áreas de preservação ambiental (APAs). “Temos parques importantes no nosso território, como o Jalapão e o Cantão; e 8 APAs. O Tocantins tem muitas áreas preservadas e nossos parques são de interesse do Brasil. Dentro deles, várias atividades estão sendo executadas, mas tudo acompanhando o raciocínio da preservação. Os Parques do Jalapão e do Cantão são turísticos, que pessoas do mundo inteiro visitam, e nós temos todo o interesse em preservá-los para que as pessoas continuem visitando e tenham esse conceito de preservação e cuidado ambiental”, destacou.

Por fim, o vice-governador Wanderlei Barbosa reforçou o compromisso do Estado do Tocantins com a preservação de seus biomas. “Nosso território é composto quase 90% pelo bioma Cerrado e cerca de 11% pelo bioma Amazônia, mas nós temos todo cuidado com isso. Estamos comprometidos com essa agenda e vamos continuar juntos com todos aqueles do Brasil que buscam essa interação para preservar. Preservação é a nossa palavra de ordem e o Tocantins se sente satisfeito em participar deste debate”, reiterou.

O 1° Encontro Internacional de Governadores pelo Clima conta com a participação do diretor executivo da CBC, Guilherme Syrkis; dos governadores Renato Casagrande (Espírito Santo); João Dória (São Paulo); Helder Barbalho (Pará); Waldez Góes (Amapá); Paulo Câmara (Pernambuco); Flávio Dino (Maranhão); Wellington Dias (Piauí); Renan Filho (Alagoas); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Eduardo Leite (Rio Grande do Sul); e ainda do vice-governador Marcus Vinícius Albuquerque (Distrito Federal); além do embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio; da diretora de Ação Climática da Comissão Europeia, Yvon Slingenberg; do ex-governador da Califórnia (EUA), Jerry Brown; e do associado e membro-fundador do CBC, Israel Klabin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui