Governador Carlesse entrega mais duas ambulâncias ao Corpo de Bombeiros e veículos oficiais para o Sistema Estadual de Meio Ambiente

0
620

Em mais uma ação de investimentos em aquisição de veículos oficiais, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, entregou na manhã desta quarta-feira, 4, 11 novas caminhonetes para compor a frota do Sistema Estadual de Meio Ambiente. A solenidade ocorreu na ala norte do Palácio Araguaia e contou também com a entrega de duas novas ambulâncias destinadas ao 2° Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM).

As novas caminhonetes foram adquiridas com recursos internacionais obtidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio do Fundo Amazônia. Já as novas ambulâncias para os Bombeiros, que irão atender as cidades de Araguaína e Colinas do Tocantins, foram destinadas via emenda parlamentar da deputada Amália Santana.

Para o governador Mauro Carlesse, os investimentos para renovar a frota de veículos vão atender duas áreas prioritárias para a gestão estadual. “Quero, em primeiro lugar, agradecer a nossa deputada Amália Santana, que destinou emenda parlamentar para essas novas ambulâncias. A saúde pública é uma das principais bandeiras defendidas por todos nós, e muito bem encampada por todo o parlamento tocantinense. O meio ambiente é outro ponto onde determinei total atenção. Vamos mostrar para o Brasil que é possível produzir e preservar ao mesmo tempo, colocando o Tocantins em posição de destaque na fiscalização ambiental”, destacou o Governador.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou que o compromisso do Governo é melhorar a vida do servidor, dar condições de trabalho. “É dever do Estado, renovar frotas, dar condições de trabalho aos nossos servidores, principalmente, da Segurança Pública e da Saúde que estão sempre defendendo nas linhas de frente. As ambulâncias, o novo quartel geral dos Bombeiros. Tudo isso está dentro da nossa agenda. Então, ficamos felizes que o Governo está enquadrando o Estado e dando todas as condições de fazer o que estamos fazendo”, afirmou o Vice-governador.

O vice-governador também comentou sobre a boa relação do Poder Executivo com o Legislativo. “Essa relação entre os Poderes é fundamental. As emendas parlamentares, principalmente, se elas têm destinação para Educação, Saúde, para áreas vitais do Governo, elas têm prioridade. O Governo tem buscado parceria com todos os Poderes, tanto o Legislativo quanto o Judiciário, são parceiros que precisam estar conosco nesse Governo. É uma prioridade nossa essa boa relação”, complementou.

Sistema Estadual de Meio Ambiente

O Sistema Estadual de Meio Ambiente é formado pela Semarh e pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), além das forças policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Demag).

O secretário titular da Semarh, Renato Jayme, destacou que os investimentos serão utilizados para áreas de fiscalização e desenvolvimento de ações sustentáveis. “Cada setor que faz parte do Sistema Estadual de Meio Ambiente vai cumprir seu papel com mais qualidade, seja na área de fiscalização ou na realização de políticas para o desenvolvimento sustentável. As frentes são amplas e necessitam de investimentos que trazem mais condições de trabalho para nossos servidores e técnicos”, destacou.

Quanto ao Naturatins, que neste momento está realizando ações de fiscalização em período da Piracema, o presidente do órgão, Sebastião Albuquerque, confirmou que os veículos irão auxiliar nas operações contra a pesca que segue suspensa em todo o Estado.

“Com grande satisfação, recebemos esses veículos do nosso governador Carlesse. Iremos usar as caminhonetes na fiscalização, no controle e na inspeção. Vamos designar os veículos para Palmas e outras regionais no Estado, a partir das demandas que forem surgindo. Estamos, atualmente, em época de Piracema, com restrições para a pesca em todo o Estado, então esse tipo de aporte é altamente necessário para que as equipes cheguem até os locais de fiscalização”, afirmou o Presidente.

Forças Policiais

Também estiveram presentes à solenidade desta quarta-feira, 4, o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras; e o secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio.

O comandante-geral Jaizon Veras pontuou que todos os policiais militares, e não só aqueles que fazem parte do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), têm a incubência de atuar na prevenção de crimes ambientais. “Por meio de uma portaria nossa, todos os policiais militares podem atuar contra crimes ambientais. Assim, podemos direcionar as ações a partir das demandas que surgem no Estado. Essas novas caminhonetes entregues pelo governador Carlesse são mais um compromisso firmado com a nossa corporação, melhorando ainda mais o serviço operacional de nossos batalhões”, destacou.

Já o secretário Cristiano Sampaio informou que as viaturas oficiais serão destinadas ao combate de crimes contra o meio ambiente. “Temos a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários que agora recebe esses novos veículos. Essas caminhonetes são ideais para nosso trabalho, já que, em muitos casos, os policiais civis fazem deslocamentos de grande distância, percorrendo estradas de terra que geram desgaste. Estamos prontos para atender e chegar em locais de difícil acesso”, pontuou.

Fundo Amazônia

Os recursos do Fundo Amazônia para aquisição dos 11 novos veículos foram na ordem de R$ 1,5 milhão, e vieram por meio de aportes internacionais de países como Alemanha e Noruega, além da Petrobras, que também contribui com verbas para financiar o referido Fundo.

Ambulâncias para o Corpo de Bombeiros

Além das novas caminhonetes, o Governo do Tocantins entregou duas novas ambulâncias ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), que atende a região norte do Tocantins.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva, esclareceu o uso das ambulâncias na corporação. “O serviço de unidade de resgate, feito com as ambulâncias, é o carro-chefe das ocorrências dos Bombeiros no Tocantins. Justamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, somos a porta de entrada para atender acidentes de trânsito. São viaturas muito essenciais para a corporação, e com certeza serão bem empregadas. Agradecemos a nossa deputada Amália Santana, nessa parceria com o legislativo, que destinou emenda para os nossos bombeiros”, destacou.

As duas novas ambulâncias foram adquiridas pelo valor de R$ 464.600.

Presenças

A solenidade contou ainda com a presença dos deputados estaduais Amália Santana, Fabion Gomes e Ivory de Lira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui