Cobertura do 4G e fibra cresce no Tocantins ao longo da pandemia

0
605

Após coletar os resultados do número de acessos para serviços de telecomunicações, disponíveis no Painel de Dados da Anatel, o portal Podecomparar analisou os números apresentados no Tocantins. Ao longo da pesquisa foram vistos os seguintes quesitos:

Comparação anual do número de assinantes dos serviços de internet, telefonia e internet no Tocantins;

Evolução da cobertura das tecnologias, tanto para internet fixa (cabos metálicos ou fibra ótica), como para internet móvel;

Ranking das operadoras com mais assinantes em 2020, ao longo da pandemia.

E quais foram os resultados?

No Tocantins, foi observada uma queda no número total de acessos (comparando setembro de 2019 e setembro de 2020). No ano passado, o número total de clientes de celular, internet e TV era 1.783.700. Em 2020, esse valor baixou para 1.660.400, apresentando uma queda de 7,4%. Todos os serviços mostraram queda anual, no entanto, a TV por assinatura foi a que apresentou a maior queda, totalizando 24,50% menos de assinantes entre 2019 e 2020. Isto se deve não só ao fator da pandemia, que devido ao aumento de casos de inadimplência forçou consumidores a abandonarem os planos de TV, mas também ao aumento da contratação das plataformas de streaming ou IPTV, mais baratos e muitas vezes mais completos que pacotes fechados de TV com canais lineares.

Se olharmos os dados por tecnologia, vemos que a tecnologia de cabos metálicos, utilizada para disponibilização da internet fixa, era, em 2009, a tecnologia com mais cobertura no estado. Já neste ano, essa mesma tecnologia apresentou queda de 33,15% no total de acessos dos consumidores tocantinenses. Em 2020, a fibra já se tornou a tecnologia mais utilizada nos acessos dos consumidores, apresentando, inclusive, crescimento de 43% entre setembro de 2019 e setembro de 2020. Já na telefonia móvel, o 4G mostrou um crescimento de 13,60% na sua cobertura no Tocantins. A previsão é que esse número aumente ao longo deste ano, visto que essa tecnologia está substituindo o 2G e o 3G.

Ranking das operadoras

Na internet banda larga, a Oi foi a operadora com mais clientes, obtendo, assim, o maior market share: 43,7% do total. Vale lembrar que os serviços da Oi Fibra cresceram 388% no terceiro trimestre de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já na telefonia móvel, os planos Claro foram os mais acessados e contratados, fazendo com que a operadora conseguisse 53,9% do market share. Por último, na TV por assinatura, a Sky TV, com ênfase nos serviços da Sky pré-pago, foi a companhia com mais acessos, 50,3% do market share.

Veja abaixo o gráfico com o ranking das operadoras.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui