Câmara de Paraíso inicia entrega de Comenda reconhecendo Ação Comunitária e Educação

0
333
CÂMARA ENTREGA COMENDA TIBÚRCIO GABINO À PROFESSORA VERA LÚCIA MARTINS .

Ascom

Na manhã desta segunda-feira (07), durante a Sessão Mista realizada no Plenário da Câmara de Paraíso, o Legislativo municipal homenageou duas personalidades influentes e de relevantes serviços prestados à sociedade paraisense, com a Comenda Humanitária, Dom Heriberto Hermes, que é outorgada a uma pessoa que tenha, durante o ano ou no decorrer da vida, realizado atividades de notória contribuição, à defesa dos direitos humanos, à promoção da justiça social e à benemerência, e a Comenda da Educação Prof. Tibúrcio Gabino, que é outorgada a uma pessoa que tenha, durante o ano ou no decorrer da sua existência, realizado atividades de notória contribuição, ao desenvolvimento da educação deste município, no exercício da profissão de Professor Regente.

A primeira, foi entregue à senhora Alcina Barbosa, que desde 1994 presta serviços junto ao Centro de Defesa Humana de Cristalândia – CDHC- fundado pelo patrono da honraria. A segunda foi entregue à Professora Vera Lúcia Sousa Martins.

As duas homenageadas tiveram suas ações destacadas pelos parlamentares, que reconheceram a importância de seus trabalhos para o desenvolvimento de Paraíso. Durante a última semana de sessões ordinárias da atual legislatura, a Câmara vai prestar homenagens aos comendadores escolhidos.

HISTÓRICOS DAS HOMENAGEADAS DESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 7:

ALCINA BARBOSA é natural de Cristalândia-TO.

Técnica em enfermagem, formada em Administração de Empresas, iniciou a sua caminhada nas ações humanitárias junto à Igreja Católica, atuando no CEBs – Comunidades Eclesiais de Bases – na cidade de Cristalândia, ao lado do Pe. Eduardo Alencar Lustosa, que, a época, era Vigário Geral, sendo sucedido pelo Bispo Dom Olívio Abale Teodoro, ocasião em que ALCINA BARBOSA prestou relevantes serviços na Cúria Prelatícia, como prestadora de serviços gerais (camareira e cozinheira).

Em setembro de 1990 o Papa João Paulo II, nomeou o saudoso Bispo Dom Heriberto Hermes, Bispo da Prelazia de Cristalândia, com quem ALCINA BARBOSA continuou trabalhando até o dia da sua morte, tendo exercido o cargo de procuradora de D. Heriberto, em viagem aos Estados Unidos.

A sua missão maior, junto ao prelado, foi desenvolvida dentro do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia – CDHC -, fundado em 1994, por D. Heriberto Hermes e um grupo de amigos, solidários com a causa.

ALCINA BARBOSA atuou no CDHC, como Secretária Executiva, Tesoureira, destacando o trabalho na execução e participação dos cursos de formação de Agentes Jurídicos Populares, que durou até o ano de 2019 e o curso de Gestores Públicos até o ano de 2010, ambos co-financiados pela KAS – Fundação Konrad Adenauer, com sede no Rio de Janeiro.

ALCINA BARBOSA teve também, participação de destaque na realização de Oficinas Municipais de Formação de Conselheiros de Políticas Públicas, em parceria com a Embaixada da Alemanha e a CESE, além de participar de inúmeros Seminários de Direitos Humanos e de Assembléias do Movimento de Direitos Humanos, sempre na companhia de D. Heriberto Hermes, que se tornou seu símbolo de resistência e de força maior, por reconhecer naquele Bispo, um homem de coração generoso, que lhe incentiva a persistir na luta contra a violência, seja ela institucional ou contra a humanidade.

VERA LUCIA MARTINS SILVA, a Professora Vera, título que ostenta com orgulho e que a colocou entre as educadoras que construíram a história da educação em Paraíso do Tocantins.

A professora Vera é de Balsas (MA) e começou na educação em 1978, vindo a se aposentar em dezembro de 2014, para se dedicar à franquia da família  ” Dona Coxinha e Dona Maria”.

Na sua trajetória profissional, a Professora Vera trabalhou no Colégio São Geraldo e no Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, e teve sem dúvida o apogeu da sua carreira na mais tradicional da Escolas de Paraíso do Tocantins.

Quem desce a Rua Voluntários da Pátria entre as ruas 13 de Maio e Tocantins, sabe que grande parte do quarteirão é ocupado pela Escola Deusa Moraes, antiga Escola Paraíso, que também já foi carinhosamente chamada de Grupo Paraíso.

Foi nesse cenário que a Professora Vera construiu boa parte da sua biografia e ajudou a colocar a educação paraisense em evidência no cenário estadual e nacional. Foram várias premiações importantes alcançadas com ela à frente da equipe da escola, Vários Prêmios Gestão Escolar e também sendo reverenciada como Escola Referência em Gestão.

Nas palavras de uma das suas mais queridas colaboradoras a Professora Neuzeny Freires: “A Professora Vera Lucia Martins Silva é uma mulher aguerrida, de personalidade forte e muito determinada. Profissional autoconfiante e com espirito de liderança que durante sua gestão soube motivar e administrar eficazmente o trabalho em equipe, sempre compreendeu a grande importância do seu papel na sociedade e buscou educar pelo exemplo com grande responsabilidade”.

Qualificações as quais, o Professor Messias Farid Sampaio, um colaborador da Escola Deusa Moraes à época da Gestão da Professora Vera e hoje gestor desta querida escola, acrescenta o olhar visionário de quem é capaz de enxergar a educação em todas as suas dimensões e não descansa nunca na busca constante de atingir os seus ideais.

Se fizeram presentes à Sessão, o Presidente da Câmara, vereador Paulo Sérgio Diniz (PSC), vereador Walter Gontijo (MDB), vice-presidente, vereador Whisllan Maciel (PSDB), secretário geral da Mesa Diretora, vereador João Camargo (MDB), primeiro vogal, vereador Prof. Deley Oliveira (PSC), segundo Vogal, vereador Ataíde Rodrigues (PSD), vereador Gleidson Dedinho (PL), vereador Beto da Goiás (SD), vereadora Vanessa Alencar (DEM) vereadora Josefa Araújo (MDB) e as ausências justificadas dos vereadores Marcílio Pedreiro (MDB) e JC (MDB) Adriano Moraes (PL).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui