Carlesse destaca esforço para aquisição de vacina em reunião com Ministro da Saúde

0
840

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou na manhã desta terça-feira, 8, de uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores brasileiros, para discutir sobre o plano de vacinação contra a Covid-19.

O ministro Eduardo Pazuello esclareceu sobre o consórcio Covax, uma aliança encabeçada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir acesso à vacina contra a Covid-19. “Aderimos ao desenvolvimento de nove vacinas, para isso investimos R$ 800 milhões, e o restante está reservado para a compra de 42 milhões de vacinas”, esclareceu o Ministro, em referência à Medida Provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro, em agosto deste ano, liberando R$ 2,5 bilhões para adesão à Covax.

Ainda segundo o ministro da Saúde, a previsão é a de que a vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, tenha o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de fevereiro.

Quanto à vacina desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Coronavac, o ministro Pazuello disse que a mesma também está no fim da fase três dos testes e, na sequência, será submetida à análise da Anvisa, que deve levar cerca de 60 dias.

“O presidente [Jair Bolsonaro] falou claramente que todas as vacinas que tiverem seu êxito e sua eficácia, com seus registros da Anvisa da maneira correta, poderão ser adquiridas. O presidente colocou de forma clara”, afirmou o ministro.

Governadores

Na avaliação do governador Mauro Carlesse, a reunião foi positiva, uma vez que o ministro foi claro quanto ao andamento do processo para aquisição de vacinas contra à Covid-19.

“No Brasil, quem comanda o programa nacional de imunização é o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que repassa as doses aos estados e aos municípios. Eu fiquei satisfeito de saber que o governo não está medindo esforços para adquirir as vacinas, tendo claro, toda a cautela de oferecer, à população, vacinas que sejam seguras e que tenham sido aprovadas pela Anvisa. Não será apenas uma vacina, mas todas que forem aprovadas pela Anvisa. Tenho certeza que, em breve, nossa população estará sendo convidada a comparecer aos locais de vacinação e vamos ter uma garantia de imunização a esse vírus terrível”, destacou o Governador Carlesse, que tinha ao seu lado o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.

O governador do Piauí, Wellington Dias, falou da importância em imunizar toda a população. “Nenhum de nós deve colocar disputas políticas em um tema tão sério para todos os brasileiros. O que queremos de forma bem clara é vacina para todos. Toda e qualquer vacina que garanta segurança e eficácia, seja de qual for o país. Queremos ter o ministro da Saúde coordenando o programa nacional de imunização”, afirmou.

Já o governador do Acre, Gladson Cameli, pediu união aos governadores. “Em primeiro lugar, quero parabenizar a Anvisa pelo seu trabalho, dedicação e pelo compromisso com o país. Em segundo, quero fazer um apelo aos colegas governadores. A ansiedade está muito grande perante nossa população, a responsabilidade cai sobre os nossos ombros. Eu queria que todos estivéssemos muito unidos e que colocássemos realmente as pessoas em primeiro lugar para que a gente possa vencer o quanto antes”, afirmou.

Os governadores Wellington Dias (Piauí); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Paulo Câmara (Pernambuco); Gladson Cameli (Acre); Helder Barbalho (Pará); e Ronaldo Caiado (Goiás), participaram da reunião no próprio Palácio do Planalto. Já os demais participaram por videoconferência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui