Seagro amplia área plantada de capim elefante para atender produtores rurais tocantinenses

0
444

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), numa ação continua, ampliou no início deste ano a área plantada do Capim Elefante BRS Capiaçu no Centro Agrotecnológico de Palmas. Ao todo foram 3.500 metros quadrados de área plantada, nos dias 12 e 13 de janeiro, com o objetivo de oferecer mais mudas para mais produtores rurais do Estado interessados na multiplicação das mudas do capim.

O capim foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e é um clone de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) de propagação vegetativa. A BRS Capiaçu apresenta porte alto e se destaca pela alta produtividade e pelo valor nutritivo da forragem, quando comparada a outras cultivares de capim-elefante. Todos os produtores de leite ou de carne, que façam uso de volumoso conservado em forma de silagem ou fornecido fresco poderá contar adquirir de forma gratuita as mudas.

De acordo com o engenheiro agrícola da Seagro, Wagner Sampaio Palhares Junior, a procura por mudas aumentou significativamente e a doação de mudas possibilitará ao produtor utilizar o capim na forma capineira ou de silagem. “Desta forma está garantida a suplementação volumosa com bom valor nutricional para fornecer aos animais no período da seca”, destacou, informando que em 2020 a área inicial plantada foi de 300 metros quadrados. Posteriormente foi plantada uma segunda área de 1.500 metros quadrados.

Para solicitar as mudas o agricultor deve entrar em contato no número 3218-2185, nos horários de 8 às 14 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui