Eleições 2022: Palácio Araguaia e Senado são os alvos da vez

0
579

Da Redação

ELES VÊM AÍ. QUEM SE SALVA NO FINAL?

As articulações em busca de apoio para as eleições de 2022 já ocorrem nos bastidores da política tocantinense desde o início de janeiro. Os líderes estão de olho em um dos 34 cargos que serão distribuídos pelo eleitor na próxima eleição. Os principais são as vagas do governador Mauro Carlesse, no Palácio Araguaia, e uma vaga no Senado, da atual senadora, Kátia Abreu.

Além disso o eleitor ainda vai escolher 24 deputados estaduais e 8 deputados federais, sem falar no vice governador que vem atrelado ao cabeça da chapa executiva.

Se em 2020 foi a vez das lideranças municipais se articularem para assumir cargos de prefeitos e vereadores, desta vez as tentativa de permanecer com seus cargos, ou conquistar um dos 34 que estarão em jogo será das lideranças estaduais.

Nesse momento, entre os nomes mais cotados para disputa do Executivo estão o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, os senadores, Eduardo Gomes e Kátia Abreu, o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, o ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o ex-senador, Ataíde Oliveira, a atual prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e o atual vice-governador, Wanderley Barbosa.

Para a disputa no Senado, que este ano oferece apenas uma, e que atualmente pertence à senadora Kátia Abreu, os nomes mais indicados são: o atual governador, Mauro Carlesse, Amastha, Ataíde Oliveira, Laurez, Ronaldo Dimas e a própria Kátia Abreu.

Outros nomes também podem surgir neste cenário, tanto para governador, quanto para senador. Outro cargo que também virá em grande disputa será o de vice-governador. Tudo vai depender das negociações políticas.

É do conhecimento do eleitor tocantinense que já existe um racha entre situação e oposição para a disputa do ano que vem. Apesar de que, muita coisa ainda poder mudar, já que o jogo para formação das coligações só termina 10 dias após as convenções, resta aguardar para entender quem vai estar de um lado ou do outro.

Enquanto isso, cada liderança vai buscando ou ampliando seu espaço. Seja para uma primeira eleição, seja para se manter no cargo em que se encontra atualmente.

Nesse meio termo, a Pesquisa Correio do Povo, a melhor do Estado desde 2010, irá acompanhar as intenções de votos do eleitor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui