Em Paraíso: Para reduzir evasão, direção da Escola Cívico Militar vai às residências de alunos faltosos

0
1202

Ascom

Desde meados de novembro (2020) e mais acentuadamente neste início do ano letivo (2021), a Escola Estadual Cívico-Militar São José Operário (ECIM SJO), em Paraíso do Tocantins, realiza visitas semanais em conjunto com orientadores educacionais e militares da ativa e voluntário da reserva, aos pais e responsáveis por alunos que se encontram em situação de evasão escolar no atual sistema hibrido/remoto, que iniciou após a pandemia ainda no ano passado, onde atividades são colhidas e devolvidas na Escola a cada 15 dias.

Todas as medidas referentes à prevenção ao coronavírus são tomadas e os resultados estão sendo bastante positivos, além de cumprir o estabelecido no Programa Evasão Escolar: Nota Zero (PEENZ), estabelecido pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins.

O trabalho teve início com a equipe gestora da Unidade composta pelo diretor Itanay Sabino da Silva, o Oficial de Gestão Escolar Capitão Dianyr Jales da Silva e a Orientadora Educacional Adriana de Paula Carvalho Dias.

A relação dos visitados ocorre após prévio levantamento feito pela Orientação Educacional no decorrer de cada semana, onde primeiramente são feitas ligações e orientações quanto a presença dos responsáveis para possíveis ajustes de condutas no tocante às tarefas junto a Escola.

Posteriormente são catalogados e selecionados os casos mais complexos, montando assim as rotas de visitas, que ocorrem em horário de expediente escolar e são, na maioria, em zona urbana.

As ações, segundo os diretores, terão continuidade de forma maximizada, inclusive com previsão iminente da criação do Comitê de Busca Ativa Escolar, o qual tem como equipe gestora o diretor escolar, coordenador pedagógico, orientador educacional, professor, representante do grêmio estudantil, membro do conselho educacional e comunitário, representantes de instituições públicas, rede de proteção à criança e ao adolescente, pais e responsáveis e sociedade civil organizada.

Estas ações são por tempo indeterminado, com maior ênfase até o retorno presencial das aulas na rede estadual de ensino, auxiliando assim na redução da vulnerabilidade social, o qual foi uma das características observadas nesta área da Unidade de Ensino e utilizada para a inserção da Escola no Programa Nacional da Escolas Cívico-Militares – PECIM, desde novembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui