Governo do Tocantins discute o fortalecimento do Agro em Brasília

0
534

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, e o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da pasta, José Américo, estão em Brasília-DF para cumprir extensa agenda de trabalho. Nessa quarta-feira, 3, estiveram reunidos com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, e o secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum. Durante a audiência foram abordados assuntos pertinentes ao fortalecimento do Agro no Tocantins.

A calendarização da semeadura da soja foi um dos assuntos tratados. “No estado do Tocantins é preciso discutir o plantio de sementes com relação ao vazio sanitário. Permanecemos sob a orientação do Mapa”, destacou o secretário.

O melhor aparelhamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)  também esteve em pauta. “Para poder fazer a regularização fundiária no estado com eficiência é necessário dar condições de trabalho aos funcionários do Incra”, pontou Jaime Café. Outra demanda é com relação aos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de áreas específicas que podem atuar auxiliando ainda mais os produtores. “Precisamos que especialistas nos ajudem com pesquisas de soja nos mais diversos tipos de solo que temos no estado”, destacou o secretário.

Alguns projetos do Tocantins já estão tramitando na Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI/Mapa), como por exemplo, a ampliação de área irrigada especificamente na Região do Vale do Araguaia. “O governador Mauro Carlesse deseja ampliar as áreas irrigadas e solicitamos à Ministra, que se mostrou solicita, um empenho no fundo constitucional do Norte para que tenha uma melhor aplicação desse fundo no Tocantins com relação ao Banco da Amazônia, e para que haja celebridade na aplicação desse recurso”, concluiu Jaime Café.

Pré Reunião

Antes da audiência com a Ministra, o secretário da Seagro, Jaime Café, acompanhado do deputado federal Osires Damaso, do diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo, e do diretor de Agricultura Familiar, Geilson Silveira, foi recebido no gabinete do Secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum.

Leide Theophilo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui