Defesa Civil Estadual alerta para chuvas fortes e dá dicas de segurança

0
653

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Tocantins está sob alerta vermelho para as chuvas até o período da manhã desta terça-feira, 16. O boletim, divulgado na tarde desta segunda-feira, 15, informa que poderá haver chuva superior a 60 milímetros por hora, ou 100 milímetros por dia.

Com uma quantidade assim, segundo o INMET, há riscos para alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas nas cidades onde existem essas características geográficas.

“Neste caso, recomendamos a todos que sigam as instruções de segurança recomendadas para esse grau de alerta. É bom que os cidadãos fiquem em áreas que não ofereçam riscos de raios e alagamentos. Procurar sempre um local seguro durante as tempestades e vendavais”, alertou o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual.

O major adiantou, ainda, que as defesas civis municipais estão sendo informadas sobre as condições meteorológicas previstas para os próximos dias no Estado.

Confira outras dicas da Defesa Civil Estadual

– Não ficar em áreas de risco, em especial próximas a rios, represas, córregos e riachos;

– Não sair de casa, a não ser que a residência esteja em risco;

– Em trânsito, atentar para o nível da água ao trafegar pelas vias e estradas. É primordial não se arriscar. Se a água estiver acima da roda do veículo é sinal de que é preciso procurar um local seguro e aguardar o temporal passar.

Em caso de emergência, ligar para o Corpo de Bombeiros Militar, no 193; ou para a Defesa Civil Estadual, no 199.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui