Secretaria da Saúde faz reunião para avaliação do plano de operacionalização da vacinação contra Covid-19

0
469

Nesta quinta-feira 18, a Superintendência de Vigilância em Saúde reuniu com representantes, da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems), do Núcleo Estadual da Superintendência do Ministério da Saúde, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e do Conselho Estadual. O objetivo foi fazer uma avaliação do Plano de Operacionalização da Vacinação da Covid-19.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, explicou que o objetivo da reunião é alinhar essa responsabilidade, que é compartilhada com todos. “É responsabilidade do Estado estar conversando, alinhando, discutindo, para que todos caminhem juntos, pois o SUS [Sistema Único de Saúde] é único. Todos os entes federados têm que estar na mesma sintonia para que as coisas deem certo”, pontuou.

A superintendente falou também, sobre o quantitativo de doses distribuídas em comparação com as doses aplicadas. “Nós queremos alinhar para que esse processo seja acelerado nos municípios e que os registros das doses sejam inseridos nos sistemas oficiais. Isto evita que o Estado não fique em descrédito com a população, em relação às doses aplicadas. Se você me perguntar se nós temos vacinado bem, eu vou lhe responder que sim, o que nós acreditamos que está acontecendo é a falta de registro nos sistemas”.

Na ocasião foram apresentados os dados que os municípios estão informando para o Ministério da Saúde, que são de domínio público, além de explicações sobre a inserção e o registro das doses no sistema oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui