Educação e Polícia Militar reafirmam parceria para fortalecer Colégios Militares

0
99

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar; e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, reuniram-se nesta sexta-feira, 5, para alinhamento do trabalho conjunto nos Colégios Militares e nas unidades de ensino do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Essas escolas trabalham com a integração da pedagogia da rede estadual de ensino e a disciplina militar.

Conforme destacou a titular da Secretaria Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, o trabalho conjunto das instituições tem avançado nos últimos anos como uma política do Governo do Tocantins. “O apoio da PM [Polícia Militar] na gestão das unidades de ensino é muito importante e fortalece nossa proposta de diversificação da oferta. Sendo uma política da gestão do governador Mauro Carlesse, ela vem com uma metodologia que fortalece o brilhante trabalho que nossos educadores da rede estadual realizam. Vale reforçar que, nesta gestão, ampliamos significativamente o número de escolas nesta modalidade”, apontou.

Adriana Aguiar reforçou ainda que, em se tratando de um trabalho que envolve as duas Pastas, a realização da reunião é fundamental para alinhar estratégias. “Temos uma demanda significativa de procura da comunidade escolar por Colégios Militares e entendo que estamos fazendo um trabalho em que estratégias se somam e as articulações são feitas de forma conjunta. Um dos nossos entendimentos, no qual já estamos trabalhando, é a necessidade de formações específicas direcionadas aos profissionais que atuam nos Colégios Militares”, ressaltou.

Já o comandante-geral da PM, coronel Silva Neto, destacou que quem ganha no alinhamento das estratégias é a comunidade. “A educação é a oportunidade dada a cada cidadão para que ele tenha sucesso. Então, essa parceria entre as duas pastas tem dado um resultado muito positivo, que tem colocado a Educação e a Polícia Militar em uma posição de destaque. E esse trabalho exige uma integração que é o que estamos buscando cada vez mais”, pontuou.

O Tocantins conta, atualmente, com 19 colégios militares distribuídos nos seguintes municípios: Araguaína, Arraias, Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Taguatinga, Alvorada, Gurupi, Palmeirópolis, Guaraí, Miracema, Palmas, Cristalândia, Paraíso, Porto Nacional e Pindorama; e em cinco unidades de ensino do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, distribuídas nos seguintes municípios: Palmas, Gurupi, Paraíso e Formoso do Araguaia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui