Fenômeno meteorológico mantém chuvas sobre o Tocantins por toda a semana

0
645

Continuam até a manhã desta quarta-feira, 10, três avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com indicação de chuvas intensas, rajadas de vento e de perigo potencial para o Tocantins. O professor e meteorologista do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), doutor José Luiz Cabral Júnior, explica que a semana será chuvosa em todo o Estado, cabendo à população tomar os devidos cuidados que o período requer.

Nos avisos, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).

Cabral explica que o Estado ainda está sob influência da zona de convergência do Atlântico Sul, um fenômeno meteorológico transitório, e esse tem se mantido muito ativo nos últimos dois meses. “Quando da atuação desse fenômeno, ele mantém as áreas de instabilidade sobre o Tocantins e, por muitas das vezes, são chuvas com características de tempestades, com a incidência de raios e trovões, e muita chuva em um pouco intervalo de tempo. Então, é uma característica do Estado do Tocantins”, completa, acrescentando que “o Inmet coloca alertas ao longo desse período chuvoso, mas que é algo muito recorrente no Tocantins, o fato de termos grandes chuvas é nosso dia a dia”.

O fato de ser comum, não significa que não mereça cuidados, pontua o professor doutor. “Requer cuidados, principalmente, devido à incidência de descargas elétricas, e também pelo grande volume de água, que, por muitas vezes, inviabiliza a passagem por nossas rodovias”, alerta.

No Tocantins, o clima que predomina é o tropical, e esse apresenta duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa. A primeira vai de maio a outubro, enquanto a chuvosa de novembro a abril.

O Nemet/RH desenvolve trabalhos de monitoramento climatológico e disponibiliza à sociedade, via internet, a previsão do tempo para os sete dias da semana para todos os 139 municípios do Tocantins e a previsão do clima para três meses de todas as regiões do Tocantins. Veja aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui