Governador Carlesse e Ministro da Educação entregam mais 114 veículos para transporte escolar dos municípios tocantinenses

0
504

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse; e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), entregaram na manhã desta quarta-feira, 10, mais 114  ônibus escolares para compor a frota do transporte escolar dos 139 municípios tocantinenses. A cerimônia foi a etapa final do programa Toca pra Escola, que já entregou um total de 433 veículos com investimentos no valor de mais de R$ 85 milhões.

O governador Mauro Carlesse ressaltou a importância de investir na educação e afirmou que, mesmo em um atual cenário de pandemia, é preciso se preparar para voltar às aulas no futuro. “Nós não podemos ser um país economicamente rico, mas educacionalmente pobre. Nós temos que inverter essa lógica e investir cada vez mais em educação, e o projeto Toca pra Escola é uma maneira de reafirmar nosso compromisso com a educação, é honrar o dinheiro público, o dinheiro da população. Nós temos ajudado nossos municípios no que é possível e impossível, principalmente no que diz respeito à infraestrutura, à melhoria das estradas, à reforma das pontes, pois logo voltaremos a normalidade e precisamos estar preparados em todos os sentidos”.

Alinhado ao pensamento do governador Mauro Carlesse, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, relembrou que também já foi aluno de escola pública e definiu o momento como esperançoso. “Eu sempre estudei em escola pública. Eu entendo um pouco das dificuldades e entregar, hoje, esses ônibus é não deixar a esperança no futuro morrer. A esperança de que, em breve, todos seremos vacinados e poderemos voltar a estudar, trabalhar e ter uma vida normal”.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esporte, Adriana Aguiar, também participou do evento e agradeceu pela aquisição dos veículos em nome de pais e alunos do Estado. “Atualmente, são quase 100 escolas indígenas, escolas no campo e em comunidades quilombolas. Nós precisamos considerar essas distâncias quando pensamos na educação do Tocantins. E agora, esse caminho até a escola será mais confortável e tranquilo graças ao olhar de carinho que o governador Mauro Carlesse tem tido para a educação do Estado. Por isso, eu agradeço em nome de todos os pais e alunos do Estado”, finalizou.

A entrega das chaves dos veículos foi feita de maneira simbólica ao presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges.

Investimentos

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, expressou sua alegria com o momento e relembrou que ele só foi possível graças ao ajuste fiscal promovido pela atual gestão nos últimos anos. “O exercício mais importante que o Estado teve que fazer, para que esses veículos pudessem ser adquiridos, foi sem dúvidas, ajustar as contas e voltar a se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal, que nos permite fazer esses investimentos e isso para nós é um duplo motivo de felicidade”.

Os veículos foram adquiridos por meio de quatro Termos de Compromissos do Governo do Tocantins com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com recursos de emendas parlamentares.

Participando de maneira remota, o senador Eduardo Gomes comentou a parceria entre os parlamentares tocantinenses e o Governo do Tocantins. “O momento é de esperança para nós, pois mesmo com a pandemia é possível ver que o Tocantins continua crescendo, graças a um trabalho conjunto entre Governo do Tocantins e os parlamentares tocantinenses em Brasília”.

O deputado Federal Carlos Gaguim também participou da cerimônia e reforçou a parceria. “Eu lembro quando o Governador me fez esse pedido dizendo que não queria as crianças do Tocantins indo para escola em cima de caminhão, caminhonete. Eu era filho de caminhoneiro, eu sei como é essa experiência, então me sensibilizei com o pedido e além da emenda conjunta eu me comprometo a disponibilizar de maneira individual mais emendas para a aquisição de veículos escolares”.

Acessibilidade e conforto

Os veículos adquiridos pelo Governo são dos modelos Ore1 e Ore3. que comportam um total de 59 alunos sentados. Todos os ônibus são equipados com dispositivos de acessibilidade e seguem padrões de qualidade e segurança estipulados pelo FNDE, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Além disso, os ônibus contam com porta de lâmina única, que possui vedação total para entrada de pó e água, o que permite o tráfego em estradas rurais de difícil acesso e  contam com um sistema aperfeiçoado de isolamento térmico do motor, o que proporciona a diminuição do calor no interior do veículo.

A aquisição dos ônibus se deu por meio do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares no Brasil e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes.

Profissionais da Educação

Ainda durante o evento, o Ministro da Educação afirmou ter protocolado um pedido, ao Ministério da Saúde, para que os profissionais da educação, como professores, merendeiras e todos os que atuam na linha de frente das escolas, sejam priorizados no recebimento da vacina.

O Ministro informou ainda que foram disponibilizados recursos financeiros para as escolas de todo o país, para a aquisição de álcool em gel, máscaras e outros insumos de biossegurança. Para que, assim, as escolas possam retornar às aulas e garantir a proteção da comunidade escolar.

Participaram do evento também o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), Marcelo Ponte; e de maneira remota, o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui