O grande desafio de Paraíso: Investir em Hospital Municipal para desafogar a saúde

0
900

DA REDAÇÃO

Ao longo dos anos, a saúde do município de Paraíso do Tocantins se escondeu por detrás do Hospital Regional local. Apesar de a estrutura ter sido criada para atender todos os municípios da região do Vale do Araguaia, o Regional sempre foi visto como uma propriedade das autoridades paraisenses.

A pandemia do novo coronavírus revelou o que já era do conhecimento de todos; Paraíso necessita urgentemente de um hospital municipal para atender sua população e, dessa forma, desafogar o Regional.

O grande número de pessoas que, neste momento, procura a unidade estadual, faz com que muitos pacientes ficam sem atendimento. Antes, para atender Paraíso, o Hospital Regional despejava seus pacientes no HGP em Palmas. Hoje, com a pandemia se alastrando a cada dia, veio a grande realidade. “Não há vagas em nenhum lugar”.

O Hospital Municipal de Saúde, será o grande desafio do prefeito Celso Morais, que assumiu a administração de Paraíso recentemente. Postos de Saúde espalhados pela cidade não resolvem a real necessidade da população. Na maioria dos casos, eles servem apenas para encaminhar pessoas ao Regional.

Se a atual gestão decidir reunir toda estrutura que o município tem espalhados em unidades básicas dos setores, em um Hospital Municipal, certamente a qualidade dos serviços prestados à população irá se transformar.

Nunca na história do município se discutiu a implantação de um hospital municipal em Paraíso. O que justifica as antigas e atuais reclamações da população sobre esse serviço com pouca qualidade. Apenas emitir receitas nos postinhos, sem prestar o atendimento de baixa complexidade aos pacientes não vai resolver a questão.

Pequenos municípios do Vale do Araguaia mantém hospitais municipais em suas estruturas. É o caso de Araguacema, Pium, Marianópolis, Cristalândia e Divinópolis. Em relação a Paraíso, qualquer internação, por menor que seja o problema, é encaminhado ao Hospital Regional, que, na realidade, deveria atender casos de média e alta complexidade.

O Hospital Municipal de Paraíso necessita ser o novo foco da nova administração. Precisa entrar nas discussões de suas autoridades sobre um atendimento de verdade à população. Não há outra forma. Continuar se escondendo por detrás do Hospital Regional poderá, mais cedo ou mais tarde, provocar reação do Governo do Estado. Ou prejudicar sua gente como ocorre neste momento.

Além disso a conquista de uma UTI é algo urgente.

Casos de covid-19 nesta quarta em todo o Estado. Paraíso registra mais 60 testes positivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui