Portos de Araguacema recebem ação de sensibilização em atenção ao Dia Mundial da Saúde

0
155

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da equipe da Área de Proteção Ambiental da Ilha do Bananal-Cantão, e a Prefeitura de Araguacema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e Secretaria de Saúde, realizaram nesta quinta-feira, 8, uma ação conjunta em atenção ao Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente no dia 7 de abril.

Durante a mobilização foram realizadas atividades de sensibilização e educação ambiental, coleta de lixo e notificação das embarcações que não estavam com o casco invertido para cima, devido ao risco de proliferação do mosquito da dengue em razão do acúmulo de água parada no piso dos barcos.

As equipes percorreram as margens do Cais da Beira Rio, Porto dos Padres, Porto das Mulheres e Porto da Balsa, onde foram recolhidos cerca de 70 kg de lixo, imediatamente encaminhados ao lixão da cidade.

“Nessas datas comemorativas a gente sempre busca organizar uma programação voltada para o tema. Neste ano, em virtude da Covid-19 buscamos realizar uma ação com o controle de participantes, para chamar a atenção da população sobre a questão do lixo, acúmulo de água e cuidados simples, que podem contribuir muito para a saúde dos frequentadores, da população, do meio ambiente e da cidade como um todo”, destacou Aline Villarinho, supervisora da APA Ilha do Bananal-Cantão.

“A ação de sensibilização tem um efeito muito importante, por isso precisamos sempre estar repetindo, para lembrar que os órgãos públicos não estão alheios à situação. Estamos juntos com a população, sempre atentos, lembrando o papel da limpeza na prevenção de doenças, como a dengue e do cuidado que contribui com a beleza da beira do rio. Araguacema é uma cidade turística e a gente não pode esquecer disso”, avaliou Leonette Cruz Mesquita Martins, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Araguacema.

“A Secretaria de Saúde considera importante apoiar e participar de ações conjuntas que visam a sensibilização da população para a limpeza da cidade, pois isso se reflete na qualidade de vida, na saúde de todos e é importante para o meio ambiente e turismo do município”, reforçou Jussara Batista Moraes Meneses, secretária da Saúde do município.

“Acreditando que é possível contribuir na mudança da qualidade de vida da população, a Endemias se disponibilizou na ação de limpeza às margens do Rio Araguaia, juntamente com o Naturatins, coletando os lixos e identificando os barcos com acúmulo de água e presença de larvas”, explicou Sara Brito da Silva, coordenadora da equipe de Endemias.

A ação contou com a participação do coordenador de Meio Ambiente, Alisson Carvalho Cunha, da educadora Ambiental Hélia Regina Araújo da Silva, além dos técnicos Gilvan S. Veloso, Terezinha G. Rocha, Zilmar A. Silva, Mário R. Siqueira e Aline L. Grando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui