Ato de procrastinar pode acabar aumentando durante o isolamento social

0
592

Procrastinação afeta a vida pessoal e profissional; especialista dá dicas de como combater

Diante de um período tão desafiador como a pandemia, o comportamento de adiar uma tarefa pode aumentar entre os brasileiros. Para a master coach, Tudy Vieira, o novo contexto de readaptação tem exigido mais concentração em atividades que antes eram feitas de forma automática. “Segundo o livro O poder do Hábito, mais de 40% das nossas ações cotidianas são automáticas. Com o isolamento da pandemia, o nosso cérebro  tem gastado mais energia. Isso gera cansaço e, consequentemente, o aumento da procrastinação”, explicou.

A especialista orientou que existem alguns métodos e ferramentas que podem ser usados para melhorar esse problema. “Criar mensagens de automotivação é uma delas.  Durante a pandemia, muitas coisas geram  desconforto e tristeza. Uma mensagem positiva pode ser muito bem-vinda, além disso, é importante planejar o seu dia para ele ser o mais objetivo possível,  organizar uma agenda e fazer divisão de tarefas para cumprir bem os compromissos propostos”, orientou.

Autoconhecimento

Para Tudy Vieira,  o autoconhecimento  e o controle das emoções também podem auxiliar nesse processo. “É importante saber gerir as emoções, não aceitando mais do que você, de fato, pode carregar. É preciso avaliar se a procrastinação ocorreu de uma forma pontual ou está se tornando um hábito, e trazendo impactos negativos para a vida. A chave de tudo isso é o equilíbrio; não se cobrar tanto em um período onde todos estão se readaptando, mas, também, não se acomodar em meio às desculpas”, finalizou.

PRECISA ASSESSORIA

  • *A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois. De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui