Prefeita Josi Nunes presta contas dos 100 dias de gestão em Gurupi

0
533

Na manhã desta segunda-feira (19), a Prefeita de Gurupi Josi Nunes realizou a apresentação do relatório dos primeiros 100 dias da sua gestão à frente do município, seguida de uma coletiva de imprensa. Com transmissão online, o evento contou com a participação virtual de jornalistas, vereadores, secretários municipais e da comunidade.

Durante o evento, foi apresentado, pela prefeita, um relatório contendo informações sobre todos os serviços e ações desenvolvidas por cada secretaria nestes primeiros meses de 2021, além das metas da gestão para os próximos anos. Veja relatório completo clicando aqui.

Reforçando seu compromisso de realizar uma gestão participativa junto à comunidade, a prefeita Josi Nunes frisou a importância da transparência da administração pública municipal. “É um momento de prestação de contas, um dos nossos objetivos é a transparência, mostrando para a comunidade o que estamos fazendo e o que ainda queremos realizar para este ano. Isso mostra nossa responsabilidade com a comunidade que está acompanhando todo o processo de gestão”, destacou.

Obras

 Respondendo a algumas perguntas da imprensa, a prefeita esclareceu sobre alguns problemas como obras inacabadas ou inauguradas com alguns problemas estruturais como infiltrações e alagamentos, entre elas o Mercado Municipal, sede própria do Instituto de Previdência Social do Município de Gurupi (Gurupiprev), pavimentações asfálticas, entre outras.

“Temos algumas obras que foram inauguradas recentemente, mas que já apresentam falhas estruturais, e obras inacabadas que teremos que concluir. Será necessário um aporte financeiro para reparar estas obras e entregá-las com garantia de qualidade para a população”, respondeu a prefeita.

Sobre os problemas encontrados na malha viária da cidade, a prefeita explicou que a Secretaria de Infraestrutura está realizando operação tapa buracos, priorizando pontos mais críticos e de grande circulação de veículos, mas que atenderá toda a cidade. Também estão sendo feitos reparos em meios fios e calçadas, além de mutirões de roçagem e limpeza.

Servidores

A prefeita também foi questionada durante a coletiva sobre valorização dos servidores. “Temos como prioridade a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos nossos servidores e, para isso, já designamos uma comissão que já está estudando a situação atual e uma projeção financeira para implementarmos o plano”, garantiu.

Ainda com relação aos servidores, a prefeita falou sobre outra demanda da classe, que é a retirada da cobrança do plano de assistência dos servidores (Ipasgu) no pagamento do 13º salário, que a gestão já está estudando para que neste ano não haja esta cobrança. Além disso, frisou também que investirá em capacitação para os servidores em todas as áreas.

Recursos e parcerias

Com relação a recursos do Governo Federal destinados a Gurupi, Josi Nunes destacou que tem viajado constantemente a Brasília-DF em busca de emendas e parcerias com o Governo Federal para realização de obras e projetos que beneficiem a população. Ela destacou que, embora Gurupi e Região Sul não tenham um representante no congresso nacional, tem tido êxito e bom relacionamento na busca por recursos e citou parlamentares que têm sido parceiros da gestão, como o Senador Eduardo Gomes e o Deputado Federal Carlos Gaguim, entre outros.

A prefeita também lembrou a parceria com o Governador Mauro Carlesse, que tem resultado na efetivação de benefícios para Gurupi, como a realização de projetos e entrega de veículos e equipamentos para áreas da educação, infraestrutura, agricultura familiar, entre outras.

Agricultura familiar

Sobre a Agricultura familiar, a prefeita destacou que está com projeto em andamento para dar uma funcionalidade efetiva a Central de Abastecimento (CEASA) de Gurupi, que atualmente funciona de forma precária, com poucos permissionários atuando no local. “Estamos conversando com produtores, empresários e técnicos conceituados na área para que todos possam construir e participar deste projeto”, reforçou, lembrando que para a conclusão e ampliação da Ceasa o município já conta com aproximadamente R$ 5 milhões, viabilizados pelo senador Eduardo Gomes.

Sobre as feiras da Agricultura familiar e a tradicional Feira da Amizade, a prefeita destacou que irá aprimorar as suas estruturas atuais de funcionamento, permitindo melhor comodidade aos feirantes e usuários. E que para o próximo ano, está previsto a realização de um projeto para construção de um local fixo para a realização destas feiras com uma estrutura de melhor qualidade.

Saúde

Na área da saúde, o questionamento foi referente a estrutura física das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde algumas delas apresentam algumas falhas. “Recebemos algumas Unidades Básicas de Saúde com problemas no telhado e nas instalações elétricas, infiltrações, entre outros, mas já foi feito um levantamento para que possamos reparar todos estes problemas, e esta manutenção será realizada por meio da equipe da secretaria de infraestrutura”, afirmou.

Ainda na área da saúde, a prefeita destacou durante a transmissão as ações realizadas no combate a Covid-19. Entre elas as campanhas de vacinação contra a doença; desinfecção das ruas, locais de maior circulação de pessoas, hospitais e unidades de saúde; a contratação de médicos plantonistas; campanhas de conscientização; ampliação de 02 para 05 unidades de atendimento para Covid-19; ampliação de 05 para 15 leitos Covid; ampliação da testagem para diagnóstico da doença; aquisição de medicamentos e intensificação da fiscalização para garantia do cumprimento das medidas.

Todo o evento com a apresentação e a coletiva de imprensa da Prefeita Josi Nunes pode ser conferido nas redes sociais da Prefeitura de Gurupi (clique aqui).

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui